
Festival Cidade das Tortas 2025 foi apresentado Conselho de Turismo da Fecomércio

Na quarta-feira (16/07), o Conselho de Turismo (Contur) da Fecomércio-RS, esteve reunido na Casa do Comércio Gaúcho. Coordenado pelo vice-presidente da Federação, Manuel Suárez, o grupo debateu sobre importantes pautas e eventos para o setor.
Na ocasião, o Deputado Estadual, Guilherme Pasin fez uma apresentação sobre os projetos de turismo no Rio Grande do Sul, destacando as 26 regiões reconhecidas pela Secretaria Estadual do Turismo, assim como o potencial do Estado. “Eu acredito que o turismo se fortalece quando exaltamos os nossos símbolos e o nosso Rio Grande é muito rico em cultura e paisagens. Precisamos fazer a cultura ficar mais próxima do turismo”. Pasin também citou a Lei 15.950/23, que institui o vinho e o espumante como símbolos culturais e econômicos do RS; o PL 294/23, que cria a Rota do Vale Sagrado (Anta Gorda, Estrela, Muçum, Santa Clara do Sul, Sério, Arroio do Meio, Relvado, Marques de Souza e Encantado); o PL 59/25, que define a Rota dos Capitéis (Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza) e o PL 400/24, que altera a Lei do Pró cultura, que destina, no mínimo, 10% para atividades e eventos definidos legalmente como de relevante interesse artístico, cultural e/ou simbólico do Estado.
Para o Deputado, o turismo não é apenas lazer. “O turismo é uma agenda de business, de negócio, e precisa ser compreendido como tal. Necessitamos de uma política pública para desenvolver o turismo”, defende.
Para concluir, o parlamentar comentou sobre a Frente Parlamentar de Monitoramento da Reforma Tributária e a Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, das quais é presidente.
Após a explanação, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Santo Ângelo, Vinicius Makvitz e diretora da MK Produções Culturais Odila Motta, discorreram sobre o 18º Festival Cidade das Tortas. Neste ano, o Festival, promovido pela Prefeitura de Santo Ângelo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, acontecerá de 3 a 7 de setembro em um pavilhão de 1000m². Entre as atrações, exposição de artesanato local, criação de uma torta alusiva aos 400 anos das reduções, Festival de Bandas Marciais, Liquida Santo Ângelo, oficinas de confeitaria e padarias e mais de 30 atividades artísticas culturais. A expectativa é receber 65 mil visitantes e vender 60 mil fatias de tortas, doces e salgados. Presentes também o presidente do Sindilojas Missões Gilberto Aiolfi e Amanda Pacheco.*
No segundo momento da reunião, a economista da Assessoria Econômica da Fecomércio-RS, Giovana Menegotto, falou sobre gerações e mercado de trabalho. A análise de Giovana mostrou as gerações que existem e o quanto elas representam no mercado de trabalho formal. As gerações Z, Millennials e X são as mais presentes com porcentagens de 20%, 43% e 30%, respectivamente. No setor de turismo, a proporção se mantém sendo Geração Z com 26%, Millennials com 41% e X com 27%. Quanto ao perfil da força de trabalho no setor, a economista mostrou maior participação feminina em todas as gerações, sendo maior quanto mais antiga for a geração. Além disso, o setor apresenta a menor remuneração média em relação a outros segmentos, aumentando a diferença conforme mais antiga a geração. Para finalizar, o último tópico abordado foi sobre os dados do mercado de trabalho total. Conforme dados da Pnad, tem mais pessoas trabalhando por conta própria, em 2012 eram 22,3% e em 2024, aumentou para 25,1%.
Para concluir a coordenadora de Turismo do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, Cintia Guske Amaral, falou sobre Vai Turismo.
O projeto é uma oportunidade de integrar propostas e conectar instituições para recomendar e acompanhar políticas públicas que estimulem o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros. O projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), de um movimento nacional formado por pessoas e organizações, que visa contribuir com propostas que impulsionem o setor de turismo principalmente após o impacto da pandemia.