Cavalo Crioulo rompe fronteiras e leva força do sul para a Europa
O Cavalo Crioulo, que é paixão confirmada em terras sul-brasileiras, ganha a Europa. Entre sexta-feira (07/11) e sábado (08/11), a cidade de Cremona, no norte da Itália, é palco da 4ª edição do Freio de Europa, expandindo a força da raça em novos territórios. Ao todo, 28 conjuntos vindos da França, Alemanha e Itália, se somam aos do Brasil, Argentina e do Uruguai, nas disputas no Cremona Fiére onde acontecem as provas.
O Freio de Europa surgiu do projeto 'Em Busca do Cavalo Crioulo', idealizado pelo fotógrafo Fagner Almeida e conta com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). "Teremos testes de morfologia e provas funcionais baseadas na tradicional modalidade do Freio de Ouro - uma programação repleta de atrações para os apaixonados pela raça Crioula", explica Almeida.
O aquecimento para as disputas no velho continente iniciou nesta quinta-feira (06/11), nas pistas do Cremona Fiére, com uma clínica preparatória apresentada pelo inspetor técnico da ABCCC, Tiago José Mallmann. A etapa consiste na exposição ao público e aos participantes da competição, dos exemplares que participam dos testes morfológicos no período da tarde.
O intercâmbio cultural continua na sexta-feira, com mais uma etapa preparatória. Desta vez, realizada pelo ginete Bocal de Bronze e finalista do Freio de Ouro 2025, Iuri Barbosa. A primeira tem início às 18h (no fuso horário de Brasília), com as provas de Andadura. No sábado, as provas de Figura, Voltas Sobre Patas e Esbarrada darão continuidade às emoções do Freio de Europa, finalizadas com a Bayard/Sarmento.
O vice-presidente de Modalidades Seletivas e Exposições Morfológicas, André Luiz Narciso Rosa, e o inspetor técnico da ABCCC, Tiago José Mallmann, são os responsáveis pelo julgamento dos exemplares da modalidade.
O Freio de Europa é chancelado pela ABCCC e Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Itália (NCCC Itália). A prova será transmitida pelo canal do Youtube da Associação.
Programação
Fuso horário de Brasília (GMT-3)
Sexta-feira (07/11)
14h - Clínica preparatória com Iuri Barbosa, Bocal de Bronze e finalista do Freio de Ouro
18h - Andadura
Sábado (08/11)
14h - Figura, Voltas Sobre Patas e Esbarrada
18h - Bayard/Sarmento
21h - Premiação e cerimônia de encerramento
Fuso horário padrão da Europa Central (GMT+1)
Sexta-feira (07/11)
10h - Clínica preparatória com Iuri Barbosa, Bocal de Bronze e finalista do Freio de Ouro
14h - Andaduras
Sábado (08/11)
10h - Figura, Voltas Sobre Patas e Esbarrada
14h - Bayard/Sarmento
17h - Premiação e cerimônia de encerramento

.jpg)


.jpg)

.jpg)







.jpg)


.jpg)











.jpg)
.jpg)
.jpg)





.jpg)

.jpg)

