São Francisco Xavier, o Santo Missioneiro.

Seu dia é comemorado em 3 de Dezembro, viveu 46 anos. “Senhor aqui estou, o que quer que eu faça, envia-me para onde queres”.
 A Igreja que na sua essência é missionária teve no século XV e XVI uma grande estratégia para evangelizar a América e o Oriente. No Oriente, São Francisco Xavier destacou-se com a ousadia de fundar várias missões, a ponto de ser conhecido como “São Paulo do Oriente”. 
Mais detalhes sobre os restos mortais, reliquias de São Francisco Xavier, Santo Missioneiro, clique aqui.
São Francisco Xavier e o tesouro do Samurai – Desenho.Clique aqui.
Conheça a Lenda do Monge de Porto Xavier. 
Francisco nasceu no castelo de Xavier, na Espanha, a 7 de abril de 1506, sofreu com a guerra, onde aprendeu a nobreza e a valentia; com dezoito anos foi para Paris estudar, tornando-se doutor e professor.
Vaidoso e ambicioso buscava a glória de si até conhecer Inácio de Loyola, com quem fez amizade; e que sempre repetia ao novo amigo: “Francisco, que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?” Com o tempo, e intercessão de Inácio, o coração de Francisco foi cedendo ao amor de Jesus, até que entrou no verdadeiro processo de conversão; o resultado se vê no fato de ter se tornado cofundador da Companhia de Jesus. Já como Padre, e empenhado no caminho da santidade, São Francisco Xavier foi designado por Inácio a ir à missão para o Oriente. Na Índia, fez frutuoso trabalho de evangelização que abrangeu todas as classes e idades, ao avançar para o Japão, submeteu-se em aprender a língua e os seus costumes.
Pretendia evangelizar na China e pôs-se a caminho, mas na Ilha de Goa, no sul da Índia, Asia, perto da China, veio a falecer por causa da forte febre e cansaço.
Esse santo missionário morreu com quarenta e seis anos, e percorreu grandes distâncias para anunciar o Evangelho, tanto assim que se colocássemos em uma linha suas viagens, daríamos três vezes a volta na Terra. São Francisco Xavier, com dez anos de apostolado, tornou-se merecidamente o Patrono Universal das Missões ao lado de Santa Teresinha do Menino Jesus.
Esse Santo Missioneiro é patrono de Porto Xavier, Região das Missões, RS, e no dia 03 dezembro é feriado municipal, dia de festejos na cidade e interior, .
Segundo a crença, o corpo do santo, que morreu em 1552, é ‘incorruptível’. Uma relíquia (o braço direito) está conservado na Igreja de Jesus, no centro de Roma. Na época do domínio português na Ásia, Goa era considerada a “Roma dos Trópicos” e Francisco Xavier, um dos fundadores da Companhia de Jesus, foi enviado pelo Papa como Núncio Apostólico. 
 

Empreendimentos

Cemitério dos Cativos Pajada

Informações e localização do Cemitério dos Cativos: Dos tempos da escravatura, pros lados da bossoroca, Há uma história que choca, e até causa comoção. Se foi destino, ou razão; que esta cruel barbaridade Sirva para a humanidade repensar sua existência. O amor vença a prepotência – sejamos todos iguais. Vai sem delongas, no mais, este adágio da querência. Escravos fazendo taipa, muros de pedra em...