Cavalo Crioulo - A raça dos pampas gaúchos

O crioulo é uma raça originária da cruza de sangue andaluz e berbere, introduzidos no sul do continente, hoje é o Rio Grande do Sul, por espanhóis aventureiros e padres jesuítas nos primeiros anos após o descobrimento do Brasil. Após as campanhas e guerras na região nesse período colonial os animais se perderam e passaram a se criar livremente nas planícies do pampa, vivendo em estado selvagem por cerca de quatro séculos. Nesse período, as duras condições do clima acabaram criando, através da seleção natural, uma raça extremamente resistente a alta amplitude térmica, quanto à seca e à falta de alimento. Normalmente são criados livres, em grandes pastos, e quando chegam à idade adulta são laçados e domados.
CURIOSIDADE
O nome tobiano veio do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. Diz a lenda que ele, ao chegar ao Rio Grande do Sul, em 1844, para juntar-se aos farroupilhas, trouxe alguns de seus soldados que montavam cavalos com manchas brancas e escuras. Esses animais passaram a ser conhecidos como “tobianos”.

Empreendimentos

Anú Preto, o porteiro das sombras, Pelincho Preto

Lê-se em contos de história e é fácil de perceber que a fronteira do Rio Grande do Sul é imensa, rica, extrema e passional em seus costumes, folclore e cultura. Mas em terras de tanta luta, tanta batalha, tantos países irmanados entre si, lutando e auxiliando-se a ponto de termos na época dos jesuítas uma nação com três bandeiras. Tanto amor e ódio misturado não poderia dar em outra coisa. Os mort...