Ximango o olhar dos pampas

O nome de um pássaro tão importante do nosso folclore. Influenciou gerações e comportamentos.
A grafia pode ser Chimango. É uma palavra tupi-guarani, que significa ave de rapina, que habita o extremo sul, a planícies dos Pampas Gaúchos.
É uma ave rápida, que preferencialmente se alimenta de carniça, embora possa atacar animais e insetos, incluindo ovelhas e até mesmo cavalos que perceba feridos ou doentes. Oportunista, pode usar a força do grupo para atacar qualquer presa.
As fêmeas são ligeiramente maiores que os machos, pesando cerca de trezentos gramas. O peso dos machos é ligeiramente abaixo: 290 gramas. Seu tamanho varia de 37 a 43 centímetros.
Têm coloração ocrácea e creme, uma mancha clara em cada asa e lado ventral bruno-amarelado com estrias longitudinais escuras1 .
Diferenciam-se dos seus "parentes" gavião-carrapateiro, pois suas penas são marrons com as franjas mais claras. A parte inferior das asas são de tonalidade castanha, com manchas escuras.
Por rivalidade e apelido depreciativo foi dado o alcunha de “Chimango” aos liberais moderados pelos conservadores, no início da Monarquia brasileira. No RS, nos anos de 1920, principalmente na Revolta de 1923, foi a alcunha dada pelos federalistas ao governistas do PRR. Pessoal rapineiro, oportunista.
O lenço de cor BRANCA identificava os chimangos.

Empreendimentos

Maminha Assada na Cerveja

Ingredientes 1kg de maminha 1 cebola picada ½ cenoura 1 talo de salsão 2 dentes de alho 1 folha de louro 1 lata de cerveja preta 500g de batata bolinha Sal e pimenta a gosto Modo de preparo: Coloque a peça de maminha dentro de um saco e adicione todos os temperos e a cerveja. Deixe marinar por pelo menos duas horas. Depois, retire a carne do saco e limpe a peça. Coe o caldo, descarte os legumes e ...