Castelo de Pedras

A casa centenária, localizada na Linha 8 de Agosto, no interior do município de Ubiretama, possui grande destaque para a história do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo informações dos moradores mais antigos da cidade, a construção, edificada com tijolos maciços, pedras grês e pedra ferro em seu muro frontal  foi a primeira daquele local feita para abrigar os imigrantes alemães e russos que vieram morar em solo gaúcho. 

O nome, Castelo de Pedras, originou-se justamente pela sua arquitetura, que se assemelha muito com um castelo, especialmente da fachada composta por uma torre rodeada de detalhes. 

A antiga construção possui dois pavimentos e um porão. Apesar dos anos passados sem possuir nenhum morador, sua estrutura se mantém muito conservada. O interior do Castelinho de Pedras, como é popularmente chamado pelos moradores locais, é todo de assoalho, inclusive a escadaria que dá acesso ao segundo pavimento, portas internas e divisórias do andar superior são feitas de madeira, que mesmo após anos, não demonstram fragilidade. 

O local está situado em propriedade privada, porém é aberto para visitação. O Castelinho de Pedras, é um dos imóveis de Ubiretama que serão contemplados com um projeto de revitalização, a fim de expandir o turismo na cidade. 

 

Dicas importantes para quem vai visitar o local

  • O local é rural, então para quem não está acostumado, é importante ir com um calçado confortável, levar boné ou chapéu, usar repelente e protetor solar.

Linha 8 de Agosto, interior

WhatsApp

Empreendimentos

Tchê... o que significa esta expressão!

Quem já não ouviu um gaúcho dizer: "Barbaridade, Tchê"? Ou de modo mais abreviado "Bah, Tchê"? Tchê Barbudo! Essa expressão, própria dos irmãos do sul, tem um significado muito curioso. Os gaúchos herdaram seu "Tchê" dos espanhóis. Há muitos anos, o fervor religioso era muito grande na Europa principalmente entre a população mais simples. Por essa razão, a linguagem falada no dia, era dominada por...