Praça Alcides Chitolina

Um dos marcos mais notáveis de Tucunduva é a Praça Alcides Chitolina, o qual se tornou um ponto de encontro para a comunidade e tem recebido várias melhorias ao longo dos anos.

A história da praça está entrelaçada com a história da cidade. Desde a chegada dos primeiros colonizadores, a praça tem sido um local de encontro para os munícipes. Eventos culturais, como espetáculos e eventos musicais, são realizados na praça, refletindo a vocação do município de Tucunduva para a reflexão da arte musical e o acolhimento de músicos.

Hoje, Tucunduva é conhecida como a "Capital da Lavoura Mecanizada" e a "Terra do Músico", títulos que refletem a identidade única da cidade. Bandas nascidas na cidade, como os Atuais, um fenômeno no sul do Brasil, levam o nome de Tucunduva mais longe. 

 

Rua das Missões, 109-205, centro

WhatsApp

Tucunduva, é um dos municípios que integram a Rota Turística do Rio Uruguai, fica próximo de Santa Rosa e distante cerca de 500 quilômetros de Porto Alegre. A cidade foi fundada em 10 de setembro de 1959 e tem uma população de 5.542 habitantes, conforme o Censo de 2022. A economia do município é baseada em atividades agropecuárias, com destaque para a produção de soja, trigo e milho.

história de Tucunduva remonta ao ano de 1920, quando as primeiras fontes de colonização vindas de Bento Gonçalves chegaram à região. Os primeiros habitantes eram originários de diferentes grupos étnicos, como alemães, italianos e poloneses. A cidade, cujo nome é uma homenagem a João Tucunduva, um dos primeiros moradores encontrados pelos colonizadores, é conhecida por suas ruas arborizadas proporcionando sombra e conforto aos pedestres e veículos durante o verão.

Empreendimentos

Cachaça, pinga ou aguardente? No Dia da Cachaça, descubra oito curiosidades sobre a primeira bebida destilada das Américas

O fundador da rede de franquias e especialista em aguardente, Delfino Golfeto, ainda explica como saborear e harmonizar pratos com a bebida   Você sabia que a cachaça é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo e a primeira no Brasil? Segundo dados do Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC), a produção é em torno de 1,3 bilhão de litros po...