Pórtico de São Pedro do Butiá

Situada na região das Missões, com uma área de 107,44 km², distante 550 km da capital, atualmente conta com aproximadamente 3.000 habitantes.
Obteve a sua emancipação no dia 20 de março de 1992, desmembrando-se do município de Cerro Largo. É um belíssimo município com mais de 90% de descendentes alemães oriundos da região de Hunsrück - Alemanha, que ainda cultivam as tradições, cultura e língua alemã. Muitas inovações vêm sendo introduzidas em vários setores, para que a vida do povo se torne cada vez melhor.

Localizado no trevo de acesso à São Pedro do Butiá.

WhatsApp

São Pedro do Butiá foi fundado em 1907 pelo Sr. Pedro Thomas. Logo vieram mais famílias, todas de descendência alemã, as quais formaram a base da nossa próspera comunidade.
A economia é baseada no setor agropecuário, sendo 80% de retorno em ICMS procedente deste setor. É composto por pequenas propriedades. As principais culturas são soja, milho e trigo. Na área de criações destacamos a Suinocultura, onde temos alojadas mais de 13.723 matrizes. O município é o maior produtor de leitões per capita do Estado do Rio Grande do Sul.
No momento a terminação de suínos também está aumentando. Outro destaque na área de criações se refere à Bovinocultura Leiteira onde possui 3.250 vacas leiteiras, sendo a produção média de 13 litros leite /vaca /dia. O município tem a melhor produtividade por vaca da região.

Empreendimentos

O Pássaro Cardeal, “O Guerreiro dos Pampas”.

Os Cardeais vivem em casais e são fiéis por toda a vida. São altamente territorialistas, não toleram a aproximação de nenhuma outra ave ou animal, havendo relatos de os Cardeais machos atacam até um Graxaim, espécie de raposa, muito comum no interior gaúcho. Na natureza, costumam habitar descampados, plantações e regiões como os Pampas Gaúchos.  Preparam o ninho com raízes, talos, crinas e pêlos d...