Lagarto Teiú

Lagarto do Jarau ou Teiú (“Tupinambis merianae” ou Lagarto-do-papo-amarelo, Teiú-gigante, Teiú-da-Argentina, Teiú do Jarau) é um dos maiores lagartos do Brasil e o mais pesado deles. É uma espécie de lagarto que habita grande parte do Brasil e muito comum nos pampas sul-americanos.
Ele pode medir até dois metros de tamanho total e cerca de 10 quilos adulto é terrestre, e raramente sobe em árvores depois de atingir a maturidade. É um animal agressivo e voraz, comendo desde frutas e insetos até roedores, aves e outros répteis de menor porte. Quando mora perto de casa junto a fazenda ataca os galinheiros (ovos e pintos) e o lixo das casas, se isso não acontece, evita a proximidade com o homem e prefere buscar seu alimento longe dele.

Rio Grende do Sul

WhatsApp

Os filhotes são esverdeados, coloração que vai desaparecendo de acordo com o desenvolvimento dos animais. Vive aproximadamente 16 anos, costumam cavar buracos na terra, tem hábitos diurnos Onívoros desova entre 30 e 36 ovos por postura, que eclodem após 60 a 90 dias de incubação.. Em cativeiro alimenta-se de gemas de ovos, carnes, camundongos, pintinhos, rãs, frutas doces, etc. 
É um animal tímido, mas que se defende bem quando atacado, principalmente desferindo chicotadas com a longa cauda. No manuseio pode ser agressivo, razão pela qual são importantes os cuidados no manejo para evitar mordidas.
É um lagarto fácil de ser visto devido ao seu tamanho e bonita coloração.
Bombeiros prendem Lagarto de 2 metros. 
Butiá a fruta da querencia gaúcha 
Site: Cardeal Amarelo - Guerreiro do Pampa Gaúcho 
Site: Gralha a Guardiã da Origem dos Mistérios 
Site: Lenda e Pajada do João de Barro 
Site: O Pássaro Cardeal, “O Guerreiro dos Pampas”. 

Empreendimentos

Os Guaranis Carregaram Seus Mortos da Batalha de Caiboaté

No 2º Período Jesuítico no Brasil, que corresponde aos Sete Povos das Missões, onde ocorreu a Guerra Guaranitica, temos de nos reportar ao inicio, enquanto ocorria o processo de evangelização, os rituais indígenas influenciaram e foram muito influenciados pela educação, religiosidade e miscigenação.  Cada etnia dentro dos Guaranis tinha suas particularidades de enterrar seus mortos, uns construíam...