Nossa Senhora dos Gaúchos!

Foi outorgada pelo Papa a devoção a imagem de Nossa Senhora Gaúcha do Mate. O Gaúcho em sua grande maioria devoto de Nossa Senhora Aparecida aos poucos tem demostrando carinho e apreço a imagem da Santa Padroeira do Mercosul.
 “Nossa Senhora Gaúcha do Mate” ou “Nossa Senhora Gaúcha”, ou ainda, "Nossa Senhora dos Gaúchos"  tem sua devoção bastante restrita, particularmente à Província de Missões, na Argentina, Paraguai e ao Sul do Brasil (Rio Grande do Sul e Santa Catarina - oeste) . Um dos fatores para que a devoção não seja tão difundida pode ser o fato de que este título não está ligado a nenhum tipo de aparição ou milagre. É uma homenagem prestada à Maria, por parte de seus filhos. Nossa Senhora Gaúcha do Mate quer ser um título de integração das pessoas, de familiaridade e amizade, valores simbolizados pelo mate gaúcho e pelo desejo de união dos países do Cone-Sul. Exatamenteo que o Chimarrão é!
Quando na formação do Mercosul o Papa João Paulo II, fervoroso devoto da Virgem, visitou oficialmente a Argentina em 1982 e 1987. Nas duas ocasiões foi fotografado tomando mate e presenteado com muitos mates e cuias para apreciá-lo. Também recebeu importantes testemunhos favoráveis à devoção de Nossa Senhora Gaúcha do Mate como evangelizadora e reflexo da cultura deste pedaço da América. Vídeo da oração do Posteiro.
No dia primeiro de maio de 1993, chegou um documento escrito e assinado pelo mesmo Papa, para ser entregue ao padre salesiano Domingo Lancelotti, em que se lê: 'De todo coração outorgamos a implorada benção apostólica, sob os auspícios de Nossa Senhora Gaúcha do Mate', estava aprovada a devoção.
Atualmente vemos nosso Papa Francisco, que é argentino, irmão missioneiro e gosta muito de chimarrão um forte aliado para ampliar as homenagens a esta imagem de Nossa Senhora. 
De todos os oratórios, grutas e santuários que se espalham por esta Nação Riograndense, se enraízam por nossa Região das Missioneira, agora em Santo Ângelo, em breve será construído uma Gruta de Nossa Senhora Aparecida, o que se destaca é que a padroeira dos Gaúchos será  acompanhada entre algumas imagens da Nossa Senhora do Chimarrão, esta imagem é mais um homenagem a nossa Senhora Mãe de Jesus. O Gaúcho em sua grande maioria devoto de Nossa Senhora Aparecida aos poucos tem demostrando carinho e apreço a imagem da Santa Padroeira do Mercosul.

Rio Grande do Sul.

WhatsApp

O primeiro mate é do dono, por quê? 
Vídeo: Como Fazer o Chimarrão!
Lenda Da Erva Mate Versão Indígena,
Mistério do Chimarrão. 

Propriedades Medicinais do Chimarrão e sua Espuma
O Chimarrão é Saudável a Explicação de um Taura. 
O Chimarrão é Indicado para que?
Nossa Senhora do Chimarrão Gaúcho! 
O Chimarrão no Brasil é diferente dos hermanos!
Chimarrão uma das soluções para o mundo! 
10 Mandamentos do Chimarrão
​Vídeo: Carijada, método tradicional de fazer Erva Mate persiste na Missões. 
Imagens 4 Carijada no Instituto Farroupilha, Campus SA. 
Notícia: Carijada no Instituto Farroupilha, Campus SA, Região Missões. 

O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira. 

Empreendimentos

Lenda Noiva de Sete de Setembro

Contam os mais antigos, do Distrito Linha do Campo, Sete de Setembro, RS, havia um casal de jovens que mais do que noivos, eram amigos de infância, criados como irmãos numa pequena comunidade do interior, na região missioneira. Faziam tudo juntos, brincavam o dia todo de forma alegre, contagiante, voluntariosa, felizes, em paz, na cumplicidade de quem sonha e trabalha junto.  Entre os maiores dive...