Conhecimento Cultura Indígena e Espanhola

A maioria das pessoas pensa que os espanhóis vieram para ensinar a cultura indígena, arquitetura, tradições, música, arte, etc., mas até que ponto tudo isso é verdade?
Veremos a seguir:
* HIGIENE. Se os astecas tivessem conquistado a Espanha e não o contrário, teriam ensinado os espanhóis a tomar banho DUAS VEZES POR DIA, e não uma vez por semana.
* MEDICAMENTO. A fitoterapia asteca naquela época era a mais avançada do mundo, os indígenas "selvagens" tinham sua própria escola de medicina, onde havia diferentes ramos: medicina interna (Tlamatepatli), cirurgião (texoxotla), hematologista (tezoc-tezoani), etc. , sabiam as causas das doenças, epidemias e como curá-las, sabiam usar supositórios, unguentos, pós, gomas e ventosas.
*ARQUITETURA. Centenas de exemplos de urbanismo, engenharia e arquitetura ainda estão de pé nas Américas, chame-o Teotihuacan, Tula, Xochicalco, Tenayuca, etc., todos eles têm uma complexidade maior que as pirâmides do Egito, e mesmo com tudo isso, o Os espanhóis consideraram que foram feitos por “selvagens”.
* ASTRONOMIA E MATEMÁTICA. Os maias foram os que contribuíram para o mundo da matemática o número "zero", aliado a um calendário mais preciso que o europeu, os maias tinham uma astronomia muito avançada, com relação aos invasores do Oriente.
*AGRICULTURA. A agricultura dos indígenas conseguiu cultivar milhares de hectares com um sistema único no mundo antigo, os "chinampas" ou agricultura na água com ilhas artificiais, verdadeiros jardins flutuantes.
*ARTE. Os trabalhos indígenas em tecido, barro ou diversos metais, madeira, penas, deixaram os europeus sem palavras por sua perfeição e beleza, na América o papel era feito séculos antes da conquista, com a casca da árvore, e nesse papel faziam livros e os famosos “códices”.
*MÚSICA. Os espanhóis também não entendiam a importância da música; os indígenas elaboravam poemas e canções de amor e amizade, além da convivência com a natureza.
*ECONOMIA E COMÉRCIO. Nenhuma civilização desenvolveu tanto o comércio como os incas e os astecas, seu mercado chegou até a Nicarágua, e eles tinham uma economia auto-suficiente e organizada, quando na Espanha não sabiam o que era drenagem.

Crédito Ramon Murilo

Empreendimentos

A ORIGEM E O USO DO CHIRIPÁ

O chiripá, peça tradicional da indumentária gaúcha até meados do Século XIX, tem dois "modelos" diferentes, cada um condizendo com as necessidades do homem do campo do Rio Grande do Sul. Uma vez que a história socioeconômica do Rio Grande do Sul, da Argentina e do Uruguai se desenvolveu de maneira semelhante, é possível encontrar o registro do uso do chiripá nessas três regiões. O primeiro tipo...