Sítio Arqueológico de São Luiz Gonzaga - Redução Jesuíta

Foi fundada em 1687, pelo padre Miguel Fernandes, com índios vindo de todas as outras reduções, a distancia e o relevo, estrategicamente exigia que fosse construída está redução por motivos de segurança, catequese dos índios guaranis, deslocamento e armazenamento dos materiais e comunicação.
As missões jesuíticas se desenvolveram por largo território que atingia Argentina e Paraguai, além do Brasil, criando uma florescente civilização de construtores, escultores, entalhadores, pintores, músicos e outros artesãos, os quais deixaram marcas que hoje perduram nas ruínas da denominada República Guarani. Das trinta reduções jesuíticas existentes, sete se fixaram à margem esquerda do Rio Uruguai depois de 1687, dando origem aos Sete Povos das Missões, em cujos territórios hoje se situam os atuais municípios de São Luiz Gonzaga, São Borja, São João Batista, São Nicolau, São Lourenço das Missões, São Miguel das Missões e Santo Ângelo. Sobreviveram até 1756, quando guaranis e jesuítas foram expulsos por tropas portuguesas e espanholas por força da nova divisão do território entre as duas nações estabelecida pelo Tratado de Madri de 1750.
Com a expulsão e morte da população indígena local pelos invasores, apesar da heroica resistência liderada por alguns caciques, a região passou por uma fase de abandono e estagnação até o século XIX, quando iniciou o desenvolvimento da atividade agrícola e pecuária, alcançando um momento de progresso que culminou com a emancipação política em 1880. 
A cidade de São Luiz Gonzaga foi se desenvolvendo usando como ponto inicial as antigas ruínas, suas pedras foram usadas para alicerce de várias casas na área urbana e rural. Talvez este motivo tenha enraizado tanto o amor de sua população por este período conhecido como Missões. Não se pode culpar este ou aquele, era outra época, cultura e necessidades. 
Redução de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico  
Redução de São Nicolau Sítio Arqueológico 1ª Redução Jesuítas 
Redução de São Lourenço Sítio Arqueológico 
Redução de São João Batista Sítio Arqueológico - 6ª Redução Jesuítas 
Redução de Santo Ângelo Custódio 
Redução de São Luiz Gonzaga

" class="w-100" style="height: 500px; border:0;" allowfullscreen="" loading="lazy" referrerpolicy="no-referrer-when-downgrade">

Empreendimentos

Yemanjá, Raínha do Mar

É um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá” “Mãe cujos filhos são peixes” comemorada em 31 de dezembro e 02 de fevereiro. Iemanjá é a deusa da nação de Egbé, nação esta Iorubá onde existe o rio Yemojá (Yemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares. Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás por isso a ela também pertence a fecundidade. É...