Receita por Elas: iniciativa da Receita Federal fortalecerá rede de apoio ao enfrentamento da violência contra as mulheres

Título

Iniciativa envolve a destinação de mercadorias apreendidas para entidades e projetos destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social

 

A Receita Federal do Brasil promoverá, de setembro a dezembro de 2025 a ação nacional "Receita por Elas", iniciativa que destinará mercadorias apreendidas a organizações da sociedade civil sem finalidade lucrativa e a órgãos públicos que desenvolvem projetos voltados ao apoio de mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

Em Porto Alegre, a entrega das doações ocorreu na Receita Federal, no dia 18 de novembro, às 14h. A solenidade contaou com a presença de autoridades da Receita Federal, representantes das entidades beneficiadas e parceiros institucionais.

A ação acontece em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro e instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A data simboliza o compromisso global de enfrentar uma das mais graves violações de direitos humanos. O Brasil, que registra elevados índices de violência de gênero, demanda respostas institucionais articuladas que contribuam para reduzir a vulnerabilidade social de mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e sexual.

De acordo com a Receita Federal, apenas em 2025, já foram doadas mercadorias avaliadas em mais de R$ 50 milhões sendo que parte delas já foi destinada a 219 entidades sociais e órgãos públicos em todo o país. No Rio Grande do Sul, foram doados mais de R$ 2 milhões para 16 entidades.

 As doações incluem diversas mercadorias, provenientes de apreensões realizadas no combate ao contrabando e descaminho. O objetivo é reverter o produto do crime em benefício da sociedade, fortalecendo a rede de proteção a mulheres e promovendo transformação social.

A iniciativa reafirma o compromisso da Receita Federal com a cidadania fiscal, a destinação sustentável de mercadorias apreendidas e a promoção da justiça social.

Receita Cidadã

Este projeto faz parte do Programa Receita Cidadã, que promove ações de destinação sustentável de mercadorias apreendidas em parceria com diversas instituições públicas e organizações sociais. A iniciativa visa não só a gestão ambiental e ecoeficiência, mas também a promoção da responsabilidade social.

Para saber mais sobre o Programa Receita Cidadã, acesse:

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/cidadania-fiscal/novos-destinos


Mais notícias