Símbolo da Companhia de Jesus no Brasil


     Na logomarca transparecem a história e os valores da instituição, concebidos desde o princípio por Santo Inácio de Loyola (1491-1556) ao optar pelo nome de Jesus, como representação da Companhia.
     IHS: A Companhia ostenta o nome de Jesus, pois a ele deve sua origem, seu espírito e sua vida, escreveu Santo Inácio de Loyola. O monograma IHS são as iniciais de Iesus Hominum Salvator, Jesus Salvador da Humanidade.
     Sol: Mostra a propagação de Cristo em todos os continentes, e recorda a dimensão missionária da Companhia de Jesus, que desconhece fronteiras. Eu sou a Luz do mundo! (Jo 8,12)
     Cruz e Cravos: A Cruz é o símbolo máximo do Cristianismo e os cravos fazem alusão à 3ª semana dos Exercícios Espirituais, à paixão do Senhor que fortalece a adesão ao chamado à bandeira de Cristo, da Segunda Semana.
    Trama: É o único elemento incorporado. Mostra que somos um corpo apostólico universal, interligados pela união de corações, amigos no Senhor.
    Cor: O degrade de vermelho é a cor institucional e elemento importante para ampliar a percepção de unidade entre o logotipo antigo e o novo.
    Companhia de Jesus: Ordem religiosa fundada por Santo Inácio de Loyola e seus companheiros em 1534. Ela tem como lema O Serviço da fé e a promoção da justiça. A Companhia de Jesus está presente em 130 países e no Brasil, desde 1549, onde procura ajudar por meio de 14 colégios, 6 universidades e 94 Centros de Educação Popular Fé e Alegria, paróquias e outras formas de apostolado.
Jesuítas: Um grupo de  estudantes da Universidade de Paris, fizeram os Exercícios Espirituais com Inácio de Loyola e decidiram juntos ajudar os outros na Igreja. Foram aprovados pelo Papa Paulo III, 1540, como Congregação religiosa. Atualmente somos 17.287 (01/JAN/2014) jesuítas, presentes em 123 países. No Brasil, os jesuítas são 547, entre padres, estudantes e irmãos.
    Há um número considerável de santos jesuítas (49) e bem-aventurados (137). Os últimos a serem canonizados foram Pe. Pedro Fabro (1506-1546), em 2013, primeiro companheiro de Santo Inácio, e o Pe. José de Anchieta (1534-1597), em 2014, apóstolo do Brasil, ambos pelo Papa Francisco.

    Nosso símbolo só faz referência ao Senhor Jesus!
 

Empreendimentos

Bombacha, babucha do "turco"

As bombachas de campo usadas no nosso país, não são originais daqui e tem uma história muito particular. Na chamada "Guerra da Crimeia" entre 1853-56, enfrentaram o Império Russo contra a aliança formada pelo Reino Unido, França, Império Otomano e Reino Unido do Piemonte e Sardenha. Além das 450 mil baixas no lado russo, houve quase 200 mil franceses e turcos caídos e cerca de 22 mil efetivos ingl...

Mais Empreendimentos

Nenhum registro encontrado