Pórtico de São Borja

Antigas estradas missioneiras que ligavam as reduções jesuítico-guarani. Os peregrinos partem da Igreja matriz São Francisco de Borja no centro da cidade e fazem o caminho a pé até a cidade de Santo Ângelo, percorrendo 325km em 13 dias.
Das antigas trilhas guaranis, passando pelos caminhos missioneiros e depois as velhas estradas dos tropeiros é que se orientou e traçou o caminho que se apresenta como uma jornada, seja de peregrinação mística, tradição, lazer, pesquisa ou esporte. Localizada no trevo de acesso da cidade, A Cruz Missioneira está à 8km do centro de São Borja. O monumento foi construído em homenagem aos 300 anos de São Borja, e inaugurado exatamente na data de aniversário da cidade.
Construído por  Aparício Silva Rillo, o monumento da Cruz missioneira de São Borja está no trevo de São Borja dia 10 de novembro de 1982, juntamente com a estátua de São Francisco de Borja e o conhecido monumento branco que e indica traz o nome da cidade. A finalidade da construção da cruz era fazer com que, através dela, houvesse a representação de um  marco histórico remetendo o fato da cidade ser oriunda de uma redução jesuítica. A cruz missioneira acabou descaracterizando-se da Cruz de Lorena.

Entroncamento das RS 285, 472 e 287. São Borja, RS.

WhatsApp

O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

 

Empreendimentos

Capela da Conciliação ou Oratório de João Goulart em São Borja

João Goulart, Presidente do Brasil de 1961 a 1964 viveu em uma época bem diferente da que vivemos hoje, um fato interessante antes de ser Presidente era vice de Juscelino Kubitschek naquele século se votava em vice, separado do Presidente e Jango teve mais votos como candidato a vice do que o Presidente que ganhou Juscelino. Politico experiente tinha seu jeito próprio de fazer as coisas, não foram...