Oratório de Nossa Senhora dos Navegantes

História de Nossa Senhora dos NavegantesNossa Senhora dos Navegantes 
    As invocações a Nossa Senhora eram gravadas no próprio casco dos barcos. Quase todos os barcos traziam uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes entalhada na proa dos barcos, com uma lâmpada de fogo, que os marujos nunca deixavam se apagar.
    Surge a devoção na Idade Média, na época das Cruzadas, quando os portugueses e espanhóis cruzavam o mar Mediterrâneo rumo à Palestina para protegerem os lugares sagrados dos infiéis. Nesta devoção Maria é chamada também de Estrela do Mar, ou Nossa Senhora dos Mares, aquela que protege os navegantes mostrando-lhes sempre o melhor caminho e um porto seguro para a chegada. Antes das travessias os navegantes participavam da Santa Missa pedindo proteção a Nossa Senhora dos Navegantes, para poderem ter mais coragem de enfrentar o mar e suas tempestades com aqueles pequenos barcos. É a padroeira dos navegantes e dos viajantes.
    Quando os Portugueses e Espanhóis deram início às grandes navegações, aos descobrimentos de novas rotas e novas terras pelo mundo, a devoção a Senhora dos Navegantes, Estrela do Mar, começou a ser difundida e nunca mais parou.

 

Rua bento gonçalves, junto ao Cais do Porto de São Borja.

WhatsApp

    Quando os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, com eles também desembarcou a devoção a Nossa Senhora dos Mares, da Boa Viagem, a Estrela do Mar, a Nossa Senhora dos Navegantes. Pescadores simples e valentes, sempre faziam as orações a Nossa Senhora dos Navegantes antes de irem para o mar buscar o sustento para a família e o trabalho para sobreviverem.
    O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrado anualmente em 2 de fevereiro, neste dia é efetuado procissões marítimas em todas as cidades com qualquer contato com margens marítimas, como praias marítimas e de água doce, lagoas, rios com grande grupos de barcos enfeitados e carregando a imagem. 
    Neste mesmo dia é celebrada a festa do orixá Iemanjá. 
São Borja Oratório de Nossa Senhora dos Navegantes 
Porto Xavier Oratório de Nossa Senhora dos Navegantes.
São Borja Yemanjá, Raínha do Mar

 

Empreendimentos

Pão Caseiro

Pão Caseiro      Coloque em uma vasilha todos os ingredientes secos, junte os úmidos e coloque a água morna devagar até dar o ponto que desgrude da vasilha. Sovar tudo muito bem, e deixe a massa descansar 30 minutos Divida a massa em 3 partes iguais e modele os pães. Deixe crescer até dobrar de tamanho e leve ao forno médio até corar + ou – 40 minutos.      Ingredientes 1 kg de farinha de trigo 1 ...