Alfafa o Pai de todas as Comidas

O município de Dezesseis de Novembro, região das Missões, RS é conhecido como a “Capital Brasileira da Alfafa ou a Capital do Ar Puro”. Informações sobre a Alfafa.
Quando discutimos a nossa origem, indígena, jesuítas, polonesa, alemã, espanhola, russa, castelhana, portuguesas e tantas outras, ficamos horas e horas discutindo que raiz é a mais forte e tudo é uma soma, mas um argumento impressiona a cultura árabe, que colonizou e influenciou a Europa em séculos de guerras e domínios, reinados que mesclaram costumes e foram se adaptando ao uso de cada região por todo o planeta, que nos deixaram heranças da língua, música, culinária, arquitetura e decoração, técnicas agrícolas e de irrigação, farmacologia e medicina. Tipo a nossa bombacha que tem esta influencia, o Jogo do Osso e tantos outros costumes que, caso vamos ir a fundo vemos que a origem veem de antes da nação que nos é peculiar.
Um grande exemplo disto é a Alfafa, que sofreu grande preconceito e nós não damos o merecido valor.
Olha que coisa interessante os árabes, para ter um alimento em fartura para seus cavalos “Puro-Sangue”, famosos em todo o mundo, selecionavam alfafa e os animais tinham prioridade aos humanos. 

Este costume se propagou e acabou mal orientado a Alfafa é um alimento maravilhoso para o homem.
O nome alfafa é de origem árabe, derivado de al-fac-facah, que significa “o pai de todas as comidas” ou "o melhor alimento". Onde a alfafa cresce selvagem e abundante, é um indicador que a terra em questão é bastante rica em minerais. Muitos fazendeiros plantam alfafa em suas propriedades rurais de forma a enriquecer a terra, que passa a dispor de grande fixação de nitrogênio. 
A alfafa possui sabor agradável e grande quantidade de proteínas, ao mesmo tempo em que possui poucas calorias. Suas propriedades medicinais se encontram nas folhas, flores e principalmente nos brotos de alfafa. 
Uma salada de Flores de Alfafa!

Empreendimentos

24 de ABRIL - DIA DO CHIMARRÃO - Chimarrão um legado dos índios Guarani

O hábito de consumir erva-mate é uma herança indígena, do século XVII, que tinha entre seus hábitos, o uso de uma bebida feita com folhas fragmentadas, ingerida em um pequeno porongo por meio de um canudo de taquara de nome, TACUAPI, que tinha na base um trançado de fibras para impedir que as partículas das folhas fossem ingeridas. Os guarani chamavam-na de caá-i (água de erva saborosa) e dizem q...