Ximango o olhar dos pampas

O nome de um pássaro tão importante do nosso folclore. Influenciou gerações e comportamentos.
A grafia pode ser Chimango. É uma palavra tupi-guarani, que significa ave de rapina, que habita o extremo sul, a planícies dos Pampas Gaúchos.
É uma ave rápida, que preferencialmente se alimenta de carniça, embora possa atacar animais e insetos, incluindo ovelhas e até mesmo cavalos que perceba feridos ou doentes. Oportunista, pode usar a força do grupo para atacar qualquer presa.
As fêmeas são ligeiramente maiores que os machos, pesando cerca de trezentos gramas. O peso dos machos é ligeiramente abaixo: 290 gramas. Seu tamanho varia de 37 a 43 centímetros.
Têm coloração ocrácea e creme, uma mancha clara em cada asa e lado ventral bruno-amarelado com estrias longitudinais escuras1 .
Diferenciam-se dos seus "parentes" gavião-carrapateiro, pois suas penas são marrons com as franjas mais claras. A parte inferior das asas são de tonalidade castanha, com manchas escuras.
Por rivalidade e apelido depreciativo foi dado o alcunha de “Chimango” aos liberais moderados pelos conservadores, no início da Monarquia brasileira. No RS, nos anos de 1920, principalmente na Revolta de 1923, foi a alcunha dada pelos federalistas ao governistas do PRR. Pessoal rapineiro, oportunista.
O lenço de cor BRANCA identificava os chimangos.

Empreendimentos

Lago Azul Parque Hotel

O Lago Azul de Santo Cristo é um dos parques mais tradicionais do estado e já faz a alegria dos gaúchos há mais de 30 anos. Com certeza o local possui um espaço guardado no coração de muitas pessoas que registraram incontáveis lembranças por lá. Sua estrutura conta com um amplo Hotel que fica aberto o ano inteiro, acampamento, trilhas, quadra de vôlei, complexo de toboáguas, pedalinho, lago, pisci...