Museu Municipal do Cinema Vivaldino Prado

O Centro Municipal de Cultura Santo Ângelo Custódio recebe junto a sua principal entrada o Museu Municipal do Cinema Vivaldino Prado.
Acervo histórico sobre o cinema regional ganha espaço espaço aberto para visitação púbica em 17 de agosto de 2016 um acervo com mais de 200 peças que retratam o período de ouro do cinema regional ganha mais visibilidade e um local permanente de visitação. 
O Museu leva o nome de Vivaldino Prado. Ele dedicou mais de 60 anos de sua vida ao cinema.
As peças foram adquiridas da família Prado e se tornaram de domínio público por intervenção do Ministério Público Federal, através do Procurador da República, Dr. Osmar Veronese, que articulou junto a 10ª Delegacia da Receita Federal, Rotarys Clubes de Santo Ângelo e a Secretaria Municipal de Cultura. O esforço conjunto proporcionou a adquisição das peças e a composição do espaço.
A Prefeitura Municipal de Santo Ângelo é a responsável legal pelo acervo e tem o compromisso de garantir o espaço para a exposição das peças junto ao Centro Municipal de Cultura, preservar o acervo e oferecer suporte para a visitação popular. Desta forma, fomentar a pesquisa e divulgação da história do município contada por meio da sétima arte.
O acervo disposto no espaço ainda recebe novas peças que estão sendo catalogadas e deverão ser acondicionadas em mobiliário próprio. 
O Procurador da República, Dr. Osmar Veronese na oficialização da doação do acervo para a administração pública afirmou que “preservar algumas raízes dessa cultura é de enorme valia para as gerações futuras”.
O Museu leva o nome de Vivaldino Prado. Ele dedicou mais de 60 anos de sua vida ao cinema, adquirindo, selecionando e catalogando peças e histórias que hoje são de grande valor e divulgando a 7ª arte na Região das Missões
O Museu do Cinema Missioneiro é um dos mais completos do Brasil, está junto ao salão de entrada do Centro de Cultura onde se encontra em constante exposições de artes e localizado próximo ao Monumento ao Sepé Tiaraju, Teatro Antônio Sepp, Memorial Coluna Prestes  e Estação da Viação Ferroviária de Santo Ângelo

Paulo Prado, seu neto, acompanhou desde a infância as andanças do avô passando filmes por várias regiões do RS. Ao tornar-se adulto, Paulo iniciou sua coleção, adquirindo do Brasil e do exterior suas peças de cinema, ao longo de uns 34 anos. Escreveu o livro: 100 anos de cinema em Santo Ângelo. Fundou o Museu e para homenagear o avô, de-lhe o nome.
O Museu do Cinema Missioneiro é um dos mais completos do Brasil, está junto ao salão de entrada do Centro de Cultura onde se encontra.
Paulo Prado Machado, (55) 99996-43986

Rua Tres de Outubro, 800 

WhatsApp

O Memorial Coluna Prestes e o Museu Olavo Machado se encontram abertos em horário comercial durante todos os finais de semana e feriado para visitação. Ficando fechados segunda-feira para manutenção, salvo agendamento com a Secretária de Cultura de Santo Ângelo.
​
Site: Centro Histórico Santo Ângelo 
Site: Museu José Olavo Machado 
Site: Museu Coluna Prestes 
Site: Museu Verzeri
Site: Museu Cultural Marechal Rondon 
Site: Museu a Céu Aberto 
Site: Museu da Polícia Federal 
Site: Museu do Cinema Vivaldino Prado 
Site: Museu da Colonização
Site: Catedral Santo Ângelo
Site: Quem entalhou as imagens da Catedral de Santo Ângelo? 
Site: Ritual do Anjo da Guarda Missioneiro 
Vídeo: Catedral Angelopolitana 
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.
Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico
Ruínas de São Nicolau Sítio Arqueológico 
Ruinas de São Lourenço Sítio Arqueológico
Ruinas São João Batista Sítio Arqueológico

Empreendimentos

El palmar Butiá: identidad e cultura del departamento de Rocha - Uruguai

Narraciones de los siglos XVIII y XIX      Por el ano 1763 elvirrey Pedro de Cevallos mandó abrir, com el " gllardo cuerpo de gastadores y zapadores", ena senda em el denso palmar en las proximiddes de la laguma Negra y de Paso del Banado, en su expedición al este de la Banda Oriental para el traslado del tren de carretas, pertrechos, artillería, utilería y del ejército, con el fin de conquistar l...