Espaço do Colono

 Sinalizado por um trator do ano de 1937, que a família de Leo Fett, que contribuíram para o FENAMILHO Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter com o primeiro trator para agricultura chegado na região.
Este Espaço Cultural do Colono é preparado e potencializado para visitação durante a FENAMILHO Internacional, é uma das atrações Pavilhão da Cultura da Fenamilho Internacional, junto de uma série de eventos das diversas etnias que envolvem a região e toda esta grande fortuna e diversidade da cultura Missioneira.
A Mostra de Equipamentos e Utensílios da Colônia dos séculos XIX e XX está entre os diferenciais deste pavilhão que lota de atrações sendo uma verdadeira amostra do verdadeiro potencial cultural da Região Missioneira. Após o período em que a FENAMILHO está em andamento visitar este espaço requer agendamento junto a Secretária de Cultura de Santo Ângelo.
O local retrata os usos e costumes da época a partir da exposição de diversos objetos que fazem parte do acervo de peças e equipamentos antigos usados nas propriedades e instalações dos antigos colonos na região do Comandai e Rincão do Sossego (que constituem o maior número de peças). Os materiais foram reunidos e preservados até o início de 2015 por Osvaldino Luccas, em sua propriedade. A maioria das peças tem como origem a família de Júlio Lucca, ancestral da região.
O acervo está em fase de catalogação e exposto durante a FENAMILHO e um patrimônio da cidade sobre a guarda da Prefeitura.
Para visitação ao Museu é necessário agendamento junto a Prefeitura Santo Ângelo, Durante a FENAMILHO Internacional  o espaço faz parte das atividades do Pavilhão da Cultura da Fenamilho. 
Notícia: Mostra de equipamentos e utensílios da colônia integra programação da 17ª Fenamilho

Empreendimentos

Lenda e Pajada do João de Barro

Nas Tribos Indígenas do sul do Brasil, para que um guerreiro pudesse tirar uma filha de uma família e a transformar em esposa teria que passar por provas justificando seu valor e valor. Sendo vencedor das tarefas era merecedor da moça que desejasse. Conta que antes do mundo ser separado por bandeiras existia em uma tribo Guarani um índio de nome Jaebé, forte, jovem, índio trabalhador, amigo e semp...