Trinta Povos do Caminho das Missões Jesuitico Guarani

O Caminho dos Jesuítas é um destino múltiplo que compartilha uma identidade, única e genuína, ao longo do itinerário que a Companhia de Jesus percorreu por mais de 200 anos para se estabelecer na América do Sul.

O Caminho dos Jesuítas é um modelo integrador, uma maneira de educar pela aprendizagem, uma forma de compreender a religião a partir da espiritualidade… O sonho dos Guarani, a Missão dos Jesuítas; a bondade da soma, a riqueza da diversidade, o fortalecimento do respeito, a quimera do bem comum que se torna realidade.

Valores espirituais que permitiram não só o encontro entre duas culturas, mas a emergência de uma identidade cultural ainda viva e que te convidamos a conhecer este percurso cronológico através dos acontecimentos mais importantes: a fundação da Companhia, a construção de estadias, missões, reduções, encontros, batalhas e muitos outros marcos que marcaram a atual identidade sociocultural da região.

Empreendimentos

Itacuru, Pedra Cupim ou Pedra Missioneira

É encontrada com grande facilidade, verdadeira fartura, faz parte da cultura e do terreno missioneiro. Além dos jesuítas terem a usado para transforma-la em ferro as famílias de agricultores no desejo de limpar os terrenos para as lavouras e pastagem vão acumulando estas pedras em taipas que com o passar dos anos viram verdadeiras represas de pedras que alteram o terreno em várias regiões pelo Rio...