Itacuru, Pedra Cupim ou Pedra Missioneira

É encontrada com grande facilidade, verdadeira fartura, faz parte da cultura e do terreno missioneiro. Além dos jesuítas terem a usado para transforma-la em ferro as famílias de agricultores no desejo de limpar os terrenos para as lavouras e pastagem vão acumulando estas pedras em taipas que com o passar dos anos viram verdadeiras represas de pedras que alteram o terreno em várias regiões pelo Riogrande.
Itacuru em Guarani é o tipo de palavras cujo significado determina a realidade. Os substantivos denominam todas as coisas: pessoas, objetos, sensações, sentimentos, etc... (Itacuru a pedra, ser pedra, ser simples como pedra), ou Tapecuim (cupim ou formiga cupim). Itacuru o cupinzeiro ( ninho de cupim ) ou pedra de cupim.
Portanto a Pedra Itacuru, pedra que existe por tudo do o lugar, as outras são Pedra Gres, Mármore, Arenito, Granito, Diamante... todas tem seu nome próprio e substancia, pedra para os Guarani Itacuru. Por sua aparência com um cupinzeiro, ficou conhecida como Pedra Cupim. Muito comum na Região Sul Americana, Nação Missioneira território que liga o Rio Grande do Sul (BR) com Argentina, Paraguai e Uruguai.
Portanto relatando a história  em 1700, depois do Padre Jesuíta Antonio Sepp encontrar a pedra itacuru, ou pedra cupim, que era muito dura, porosa, construíram a primeira fundição de ferro e aço da América Latína. Os índios extraíam o ferro, aquecendo a pedra itacuru, que era abundante na região. Dela faziam todo tipo de ferramenta, desde pregos, agulhas, armas de fogo, pontas de flechas, lanchas e até mesmo sinos para a igreja. O padre Antonio Sepp também foi um geólogo e minerador, sendo o pioneiro nos trabalhos de metalurgia nas Missões. Sua obra-prima foi o relógio instalado no campanário da igreja que, ao dar as horas, fazia desfilar pelo mostrador os 12 Apóstolos. A Missão de São João Batista se destacou das demais pela construção da primeira fundição de ferro na Banda Oriental do rio Uruguai. 
Site: Itacuruacir nos aproxima de Tupã ao ser perdida.
Site: # Chimarrão uma das soluções para o mundo!
Site: # Primeiro mate é do dono, por quê? 
Site: # Mistério do Chimarrão.
Site: Inácio de Loyola - Primeiro Jesuíta
Site: Origem da Cruz Missioneira
Site: Reduções Jesuítitas – RESUMO - 1º E 2º Período
Site: Morte dos Caciques Sepé Tiaraju, Nicolau Ñanguirú e 1511 indios
Gravataí a mais longínqua Redução; 
Site: Adega Jesuíta

Empreendimentos

A ORIGEM E O USO DO CHIRIPÁ

O chiripá, peça tradicional da indumentária gaúcha até meados do Século XIX, tem dois "modelos" diferentes, cada um condizendo com as necessidades do homem do campo do Rio Grande do Sul. Uma vez que a história socioeconômica do Rio Grande do Sul, da Argentina e do Uruguai se desenvolveu de maneira semelhante, é possível encontrar o registro do uso do chiripá nessas três regiões. O primeiro tipo...