POBRE, MESTIÇO, SEM-TERRA, MARGINALIZADO... O GAÚCHO

Assim era o gaúcho, um tipo humano miscigenado que vivia na região dos pampas sul-americanos e arredores, e que carregava predominantemente uma herança cultural ameríndia (guarani, charrua, minuano, kaingang, mapuche).
  Ademais, os gaúchos haviam sido despojados das terras onde viviam coletivamente em liberdade, tornando-se homens sem pátria e sem lei, muito temidos pelos estancieiros.
 
Nesse contexto, é importante observar que eles viviam à margem da nova ordem social estabelecida pela colonização europeia, aliás, os líderes farroupilhas sempre fizeram questão de deixar bem claro que eles eram rio-grandenses (“homens bons”, de posses) e não gaúchos.
 
Pobre, mestiço, sem-terra, marginalizado... quando este for o gaúcho lembrado e celebrado, eu vou gritar alto e com muito orgulho:
 
– AH! EU SOU GAÚCHO!
Centro Cultural Atahualpa Yupanqui (Argentina); referências históricas: texto do Prof. Tiago Goulart (adaptado).

Empreendimentos

Combate na estância da Serra

No final do mês de Abril de 1923, próximo ao Rincão dos Rosas na cidade de Rosário do Sul, reuniam-se as forças Maragatas do Coronel Aníbal Padão com as do General Honório Lemes. Logo que reunidas, recebem a informação pelos "Barruntos", pessoal destacado para busca de informações, sobre a presença dos Chimangos da 2ª Brigada Provisória do Coronel (Brigada Militar) Claudino Nunes Pereira na Estânc...