POBRE, MESTIÇO, SEM-TERRA, MARGINALIZADO... O GAÚCHO

Assim era o gaúcho, um tipo humano miscigenado que vivia na região dos pampas sul-americanos e arredores, e que carregava predominantemente uma herança cultural ameríndia (guarani, charrua, minuano, kaingang, mapuche).
  Ademais, os gaúchos haviam sido despojados das terras onde viviam coletivamente em liberdade, tornando-se homens sem pátria e sem lei, muito temidos pelos estancieiros.
 
Nesse contexto, é importante observar que eles viviam à margem da nova ordem social estabelecida pela colonização europeia, aliás, os líderes farroupilhas sempre fizeram questão de deixar bem claro que eles eram rio-grandenses (“homens bons”, de posses) e não gaúchos.
 
Pobre, mestiço, sem-terra, marginalizado... quando este for o gaúcho lembrado e celebrado, eu vou gritar alto e com muito orgulho:
 
– AH! EU SOU GAÚCHO!
Centro Cultural Atahualpa Yupanqui (Argentina); referências históricas: texto do Prof. Tiago Goulart (adaptado).

Empreendimentos

2º Cerco a Porto Alegre - Revolução Farroupilha

Em 11 de maio de 1837, os Farrapos agora reforçados por Bento Manoel Ribeiro, resolvem cercar pela 2ª vez, Porto Alegre, com uma tropa de 1.400 homens a comando do então Coronel Antonio de Souza Netto. Os defensores, comandados pelo Brigadeiro Francisco X. da Cunha, contavam com 700 infantes, 50 cavaleiros e voluntários civis. Os Imperiais montaram uma defesa no perímetro da cidade baseada na cons...