Origem da palavra VETERINÁRIO

A palavra "veterinário" tem origem em latim. Na Roma antiga, cavalos usados no exército (feras de carga) que eram muito velhos eram recolhidos em um lugar onde podiam desfrutar e descansar. Estes animais foram chamados de "veterinus".
As pessoas que cuidavam destes animais chamavam-se VETERINARII (veterinarius), que era um derivado da palavra VETUS/VETERIS, "velho", devido a isto a profissão de cuidado com animais passou a ser chamada assim.
259 anos de criação da primeira escola de medicina veterinária, as duas primeiras escolas de veterinária, Lyon, em 4 de agosto de 1761, e a École Nationale Vétérinaire d'Alfort (Paris), foram criadas pelo francês Claude Bourgelat, advogado e amante de cavalos, que não aceitava a ineficácia no tratamento empírico em seus cavalos de raça, e usou sua influência para convencer o rei Luis XV a criar a Escola de Veterinária de Lyon, que começou a funcionar em 1762, com seus alunos recrutados no meio de ferradores, especialistas em cuidar dos capacetes dos cavalos, sendo a ferradura um dos temas estudados.
O segundo país foi a Áustria, em 1768, seguido da Itália, em 1769, Dinamarca, em 1773, Suécia, em 1775, Alemanha, em 1778, Hungria, em 1781, Inglaterra, em 1791 e Espanha em 1792. No final do século XVIII, havia 19 escolas de medicina veterinária em toda a Europa.
Os primeiros veterinários reconhecidos oficialmente se formaram nas grandes escolas de veterinária fundadas entre 1762 e 1821, como o Royal Veterinary College, em 1791 em Londres, e a escola de Lyon se tornou um símbolo da modernidade.
Fonte: Dr. Oscar Brogna.

Empreendimentos

Tradições de Ano Novo na Campanha pro Gaúcho!

Tem uns rituais, umas simpatias que o pessoal faz que na dúvida é bom fazer, como diz Dom Jayme “Não creio em bruxas, mas que elas ai ... ai”. Acorde cedo, madrugue, faça um chimarrão bem espumado, de jeito, suspire de estica os botões da camisa, pense nos velhos que estão no teu passado, toma mais uns mates até saciar o vício e veja o que quer da vida neste ano que vem. Depois te arremanga e vamo...