Getúlio Vargas Inspirou Indiana Jones

George Lucas, escritor, produtor e um dos diretores do filme Indiana Jones, o personagem foi criado em homenagem aos heróis de ação dos anos 1930. 
George Lucas buscou inúmeros detalhes e cenários que adaptassem Indiana a época, mas também ganhasse o carisma e personagem fortes. O estudo do modelo de chapéu a ser usado pelo ator ainda estava em estudos, o importante é que o chapéu seria característico do personagem. Um detalhe deste personagem nos remete das telas dos cinemas do mundo aos pampas gaúchos.
Em viagem pelo Brasil, na década de Setenta, conheceu Sérgio Cury, fabricante da marca Chapéus Cury, entre os vários materiais e modelos que o assunto envolve ficou sabendo de um costume do Presidente Getúlio Vargas. Possuía vários chapéus e conforme a cerimonia ou país era o modelo que usava, seguindo o protocolo e clima, mas quando viajava para sua fazenda, em São Borja, Rio Grande do Sul gostava de um modelo que misturava o presidente ao homem do campo, do estadista ou aventureiro, do brasileiro ao gaúcho. 
E foi assim que o modelo de Indiana Jones foi decidido, com a semente do espirito missioneiro eternizado para sempre na sétima arte e a cultura mundial.  Do Pai dos Pobres Getúlio Vargas a saga de Indiana Jones.
Posteriormente a grande fabrica de chapéus de caubói STETSON nos E.U.A. entrou em contato e fizeram uma parceria na fabricação mundial deste modelo.
Fonte Jair facas.
Sérgio Cury Zakia - Chapéu do Indiana Jones

Região das Missões

WhatsApp

O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Empreendimentos

Salamanca do Jarau, o amor do Sacristão por Teiniaguá

Neste episódio da literatura gaúcha tem algo verdadeiro, ou seja, só o amor dá sentido à vida! Vem de um tempo remoto a lenda sobre um moço que era o sacristão que auxiliava o sacerdote nos ofícios divinos no período das Missões.  Este auxiliar tinha como aposento uma cela toda de pedra que situava-se nos fundos da igreja na praça da matriz da aldeia. Numa ocasião, bem no centro do verão, com sol ...