Origem da palavra VETERINÁRIO

A palavra "veterinário" tem origem em latim. Na Roma antiga, cavalos usados no exército (feras de carga) que eram muito velhos eram recolhidos em um lugar onde podiam desfrutar e descansar. Estes animais foram chamados de "veterinus".
As pessoas que cuidavam destes animais chamavam-se VETERINARII (veterinarius), que era um derivado da palavra VETUS/VETERIS, "velho", devido a isto a profissão de cuidado com animais passou a ser chamada assim.
259 anos de criação da primeira escola de medicina veterinária, as duas primeiras escolas de veterinária, Lyon, em 4 de agosto de 1761, e a École Nationale Vétérinaire d'Alfort (Paris), foram criadas pelo francês Claude Bourgelat, advogado e amante de cavalos, que não aceitava a ineficácia no tratamento empírico em seus cavalos de raça, e usou sua influência para convencer o rei Luis XV a criar a Escola de Veterinária de Lyon, que começou a funcionar em 1762, com seus alunos recrutados no meio de ferradores, especialistas em cuidar dos capacetes dos cavalos, sendo a ferradura um dos temas estudados.
O segundo país foi a Áustria, em 1768, seguido da Itália, em 1769, Dinamarca, em 1773, Suécia, em 1775, Alemanha, em 1778, Hungria, em 1781, Inglaterra, em 1791 e Espanha em 1792. No final do século XVIII, havia 19 escolas de medicina veterinária em toda a Europa.
Os primeiros veterinários reconhecidos oficialmente se formaram nas grandes escolas de veterinária fundadas entre 1762 e 1821, como o Royal Veterinary College, em 1791 em Londres, e a escola de Lyon se tornou um símbolo da modernidade.
Fonte: Dr. Oscar Brogna.

Empreendimentos

Cardeal Missioneiro - Fábio Duzac

Um dia levantei cedo, co'as minhas espora' afiada pra encilhar um cornilhudo que é o florão da matungada, mas, quando saltei no lombo, se embodocou me esperando convidei nas ferramenta' e o loco, que nem tormenta se desmanchou corcoveando. Não me leve a mal, não me leve a mal eu nasci pra ser ginete e quebrar queixo de bagual Rebentou o lóro do estrivo, e a chincha foi pras virilha' berrando e coi...