Cavalo Crioulo - A raça dos pampas gaúchos

O crioulo é uma raça originária da cruza de sangue andaluz e berbere, introduzidos no sul do continente, hoje é o Rio Grande do Sul, por espanhóis aventureiros e padres jesuítas nos primeiros anos após o descobrimento do Brasil. Após as campanhas e guerras na região nesse período colonial os animais se perderam e passaram a se criar livremente nas planícies do pampa, vivendo em estado selvagem por cerca de quatro séculos. Nesse período, as duras condições do clima acabaram criando, através da seleção natural, uma raça extremamente resistente a alta amplitude térmica, quanto à seca e à falta de alimento. Normalmente são criados livres, em grandes pastos, e quando chegam à idade adulta são laçados e domados.
CURIOSIDADE
O nome tobiano veio do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. Diz a lenda que ele, ao chegar ao Rio Grande do Sul, em 1844, para juntar-se aos farroupilhas, trouxe alguns de seus soldados que montavam cavalos com manchas brancas e escuras. Esses animais passaram a ser conhecidos como “tobianos”.

Empreendimentos

A HISTÓRIA DO BANDONEON EM 100 ANOS (1825 – 1925)

Embora haja um questionamento sobre o verdadeiro criador do bandoneon, Heinrich Band e Carl Zimmermann são os principais nomes. Seus primeiros instrumentos, basearam-se em outros instrumentos criados por outros nomes. Para um melhor entendimento, fiz uma cronologia baseado no livro argentino”El tango, El bandoneon y sus interpretes”, volume I de Oscar Zucchi. Envolvendo Áustria, Inglaterra e Alem...