.jpg) 
                            Turismo para idosos cresce, movimentando o setor nos Municípios mesmo na baixa temporada
 
                A procura por Municípios com opções para o turismo destinado ao público de idosos vem crescendo ao longo dos anos e, mesmo com fatores como a pandemia e a baixa temporada, o setor vem sentindo o crescimento. Esse mercado ainda é pouco explorado no Brasil, mas se destaca como tendência nacional em 2022. Os idosos, em sua maioria aposentados, com disponibilidade de tempo para viagens mais longas, movimentam o turismo nos Municípios e valorizam o deslocamento por vias terrestres, já que a Lei 10.741, de 2003, garante vaga gratuita para idosos em ônibus intermunicipais.
Se trata de um público mais exigente e que requer uma atenção especial principalmente no tocante aos protocolos de segurança contra a disseminação da pandemia de Covid-19. Desta forma a história missioneira, os sítios arqueológicos e os museus missioneiros passam a ser um importante ponto a ser destacado no senário do turismo nacional, com destaque o Sitío Arqueológico em São Miguel das Missões e o Santuário do Caaró em Caibaté.
O turismo no Brasil cresceu 12% em 2021 na comparação com o ano anterior, como mostra um levantamento do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O percentual representa um faturamento de R$ 152,4 bilhões. O volume, no entanto, ainda está abaixo do verificado em 2019, quando a soma alcançou R$ 201,2 bilhões, 24,2% a mais, já descontada a inflação do período. O levantamento é feito com base na Pesquisa Anual de Serviços e nos dados atualizados com as variações da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os Municípios visitados por turistas idosos devem mobilizar seus Conselhos Municipais de Turismo para orientar o setor turístico quanto à adaptação no atendimento às demandas desse perfil de viajante. Além disso, o Município deve se preparar especialmente em relação à acessibilidade nos pontos turísticos para que possam oferecer uma experiência turística valorosa ao segmento.
A tendência é que o envelhecimento da população acelere de forma que, em 2031, o número de idosos supere o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos no Brasil. Segundo relatório do Banco Mundial, em 2050 a estimativa é que 65 milhões de brasileiros tenham mais de 60 anos.
Fonte: Dados da CNM – Foto: Arquivo pessoal de Iris Dalla Barba
 Brasileiro
Brasileiro Inglês Americano
Inglês Americano Espanhol
Espanhol 
                   
      
               
      
               
      
               
                     
                     
                     
                     
                            .jpg) 
                             
                            .jpg) 
                            .jpg) 
                            .jpg) 
                            b.jpg) 
                            t.jpg) 
                            .jpg) 
                            .jpg) 
                             
                            
.jpg)


.jpg)

.jpg)







.jpg)


.jpg)











.jpg)
.jpg)
.jpg)





.jpg)

.jpg)



 
                     
                    .png)