
Projeto da Cotrirosa é contemplado pelo Programa Fundo Social Sescoop/RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS) divulgou na última semana os projetos contemplados pelo Programa Fundo Social, uma iniciativa inédita da instituição. O objetivo é atender os pilares “Social” e “Ambiental” da agenda ESG, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e o 7º Princípio do Cooperativismo, que é o Interesse pela Comunidade.
Ao todo, dez projetos de Cooperativas gaúchas foram aprovados, somando R$ 1.617.078,00 e devem beneficiar mais de 32 mil pessoas. Eles estão ligados à educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. Entre os projetos aprovados, em quarto lugar, está o Programa Integrar, idealizado pela Cotrirosa. A Cooperativa irá receber um aporte de R$ 199.700,00 para ações previstas para o ano de 2023, beneficiando cerca de 2 mil cooperados, nos 18 municípios de atuação.
O “Programa Integrar – Fomento aos cooperados e ao cooperativismo” tem como base um diagnóstico realizado pela Cotrirosa, que identificou alguns pontos com dificuldade, no que se refere a participação ativa de associados nos negócios. Atrelado a isso também estão outros pontos, como a baixa permanência de jovens no campo, a baixa participação do público jovem e feminino no quadro social da Cotrirosa e o interesse de liderança na gestão da propriedade e também frente à Cooperativa.
Neste sentido, estão previstas diversas atividades focadas nos pilares: jovens, mulheres, famílias e lideranças. Algumas ações já foram lançadas e ainda aceitam inscrições, como o Núcleo Jovem e Comitê Mulher, ambos com início de atividades previstas para 2023. O projeto deve ser conduzido por meio da criação de módulos de aprendizagem, com canais diretos de comunicação entre os cooperados envolvidos no processo e a Cooperativa, pesquisas, café com a direção, programa de boas-vindas, workshops e palestras.
Também se destacam outros objetivos do Programa Integrar, como o incremento do quadro social, promover a sucessão familiar especializada, profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais, incentivar o empreendedorismo cooperativo e fortalecer os princípios do cooperativismo. Estima-se um impacto social, com acréscimo significativo no quadro social jovem e feminino já existente, bem como a fidelização do cooperado.
Inicialmente, o projeto será conduzido pelos setores de cooperados e inovação da Cotrirosa.
CATURRA FREE SHOP - Porto Xavier
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA - São Luiz Gonzaga
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA - São Miguel das Missões
PARQUE DAS FONTES - Entre-Ijuís
ATELIÊ VÓ ANGELINA - São Miguel das Missões
ESTRELA TUR VIAGENS E TURISMO - São Miguel das Missões
LOJAS IMIGRAÇÃO - Caibaté e Vitória das Missões
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - Ao lado do Posto no Trevo de São Miguel das Missões
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES - São Miguel das Missões
JAIR FACAS ANTIGAS - São Miguel das Missões
VIRTUAL TECH - São Miguel das Missões