Nascentes protegidas garantem abastecimento de água nas propriedades rurais

Título

Proteção, recuperação e preservação de nascentes e olhos d'água, garantindo o abastecimento de água de qualidade para as propriedades rurais. Com esse objetivo, a Emater/RS-Ascar incentiva a prática de proteção de nascentes em todo o Estado, orientando da construção de estruturas de captação ao fornecimento de água nas propriedades rurais. Uma dessas práticas aconteceu em Ijuí na semana passada (22/01), na propriedade rural de Celso Obregon da Silva, no distrito de Mauá, distante 38 km da sede do município, e reuniu extensionistas da região, numa parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Ijuí (SMDR).

A proteção de nascentes é considerada ação de baixo impacto ambiental, de interesse público, contribuindo para segurança hídrica, buscando quantidade e qualidade da água para a propriedade rural e seu entorno e caminho natural. O trabalho envolve ações de melhoria, preservação, recuperação e reparação ambiental, através da proteção de nascentes existentes em propriedades rurais.

A ação está em consonância com a legislação ambiental, pois através das Resoluções 362/2017 e 314/2016, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), a atuação da Emater/RS-Ascar no desenvolvimento destas atividades há mais de 40 anos é reconhecida, contribuindo com as comunidades rurais na proteção sanitária da água utilizada em suas propriedades.

Segundo o extensionista rural do Escritório Municipal de Ijuí, Edevin Bernich, "a proteção de nascentes é uma forma eficiente, com baixo custo, para o acesso à água de forma sustentável, para o atendimento das necessidades básicas das famílias, dessedentação animal, irrigação de hortas e pomares, entre outros".

A SMDR trabalha no desenvolvimento do projeto "fonte protegida", que tem por objetivo trabalhar na proteção de nascentes para manutenção da água, especialmente para consumo de animais. O secretário Emerson Pereira analisa que nos últimos anos vertentes, sangas e riachos com pouca vazão secaram. Segundo ele, a proteção é a principal ação para manter as fontes com água e a umidade naquele ambiente. "A canalização proporciona água de qualidade para os animais sem depender do poço artesiano", avalia.

PROJETO E APOIOS

A proteção das nascentes consiste em realizar em um primeiro momento a identificação da nascente e a limpeza dos arredores para, em seguida, construir uma estrutura física de proteção contra aterramento e contaminação, com posterior implantação de um sistema de condução da água proveniente da nascente para seu aproveitamento. Todo o processo conta com o apoio técnico da Emater/RS-Ascar e das secretarias municipais, através da aquisição dos materiais para a construção da estrutura, que tem o apoio da Prefeitura. Ao final da construção é realizada a orientação técnica para a finalização, com preenchimento com terra, plantio de grama e recomposição da vegetação, bem como o cercamento da nascente, com vistas a impedir o acesso de animais e contaminantes e oportunizar a implantação de espécies nativas da região.

Neste dia, a atividade contou com a participação de extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar do Escritório Regional de Ijuí (Isabel Souza) e dos escritórios municipais de Ijuí (Douglas Iske, Edevin Bernich e Sabrina Alves), de Boa Vista do Cadeado (Tiago Diello), de Panambi (André Lima) e de Santa Bárbara do Sul (Analu Melo), além da estagiária do Curso Técnico em Agropecuária Fabiele Dal Molin Savicki do Imeab e dos agricultores Celso Obregon da Silva e Dionatan Drefs Dudar, tendo em vista o objetivo de compartilhar o conhecimento sobre a técnica de proteção de nascentes e expandir a atividade na região.

Os produtores interessados podem buscar mais informações junto ao Escritório da Emater/RS-Ascar de seu município.

MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL

 


Mais notícias