Dia da Alimentação: oficina sobre uso saudável e diversificado da soja é ministrado em Santa Rosa

Título

o Dia Mundial da Alimentação (16/10) e inserida na Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal Farroupilha (Iffar), Campus Santa Rosa, a oficina sobre uso saudável e diversificado da soja na alimentação humana foi ministrada pela assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Vanessa Gnoatto e por uma das precursoras do tema na região, Glotilde Bao, conhecida como Neca, com o apoio da tecnóloga em alimentos da Unidade de Cooperativismo (UCP), Eliane Denise Schmidt. O tema "Comida de Verdade" também foi discutido com os acadêmicos, com a intenção de multiplicar as informações junto às inúmeras pessoas que devem ser impactadas pelo trabalho dos profissionais em formação.

Durante a oficina, foi destacada a importância de reconhecer a soja para além de uma commodity, sendo um alimento que pode trazer benefícios à saúde desde que seu potencial seja bem aproveitado. "O tema recebeu ênfase em função do reconhecimento de Santa Rosa como Berço Nacional da Soja e da busca de alternativas para que o grão seja produzido, consumido e aproveitado de forma orgânica, saudável e diversificada", explica Vanessa.

Na ação, acompanhada pelos professores Adriana Michelotti e Lauri Mayer, do curso de Tecnologia em Alimentos, os participantes foram sensibilizados sobre a oportunidade de agregar nutrição e renda a receitas com soja. Como exemplo prático, Neca e Vanessa orientaram sobre o processamento da massa básica da soja, a partir do extrato e da proteína, e demonstraram a produção de receitas como croquete, infusão, rapadura, bolo de espinafre e cookies de cacau, todas com soja em sua composição.

A atividade faz parte de uma série de iniciativas da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, que visam promover a segurança e soberania alimentar da população.

 


Mais notícias