
Turismo pedagógico nas Missões

Alunos da 7ª série realizam Turismo Pedagógico nas Missões. Na tarde de quinta-feira, dia 23, participam do projeto da escola La Salle – São João de Porto Alegre, que organiza anualmente a viagem para proporcionar o conhecimento interdisciplinar que envolve as Ciências, História, Geografia e Artes.
Os 56 alunos após visitarem os pontos turísticos em Santo Ângelo seguem para São Miguel, onde assistem ao espetáculo Som e Luz. O roteiro será completo com uma visita ao museu Antropomórfico da Unijuí. Na foto, registrada em frente ao teatro António Sepp, recebiam informações sobre o monumento ao índio Sepé.
Saiba mais sobre a história do monumento ao Índio Sepé Tiaraju
O monumento é uma homenagem aos índios pelo seu heroísmo e resistência durante a Guerra Guaranítica. É uma obra do escultor santoangelense Olindo Donadel e foi executada em 1967. Construída em arenito rosa. Retrata no alto Sepé Tiaraju e logo abaixo uma família Guarani.
Na coleção fotográfica de Bruno Schmitd, junto ao Arquivo Histórico Municipal está a foto do projeto do “Monumento ao Índio Sepé Tiaraju”, que é diferente da atual obra. O referido desenho é de autoria de Léo Rockembach, durante a administração do prefeito Odão Felipe Pippi, e deveria ser construída pelo escultor Valentin Von Adamovich, em 1960.
O Monumento deveria ser erguido junto a Praça da Bandeira (atual espaço em frente ao Teatro Municipal Antônio Sepp), esculpido em pedra grês, medindo cerca de 6 metros de altura. Porém, a enfermidade de Adamovich não permitiu que o projeto fosse efetivado.
Junto ao Museu Municipal é possível encontrar a escultura de um índio com uma lança nas mãos. A imagem inacabada era parte do projeto. A figura em tamanho natural transmite em sua feição um certo ar de sofrimento, ela transpõe a dor que fazia parte do cotidiano do artista naquele momento.
A morte de Adamovich em 1961 impediu que o artista realizasse mais essa obra. O Monumento ao Índio Sepé Tiaraju que encontramos hoje em frente ao Teatro Municipal Antônio Sepp, é outro projeto executado pelo artista santo-angelense Olindo Donadel.
Com informações históricas do santoangeloemfatosefotos
Fonte: Jornal o Mensageiro