Santo Ângelo recebeu Fogo Simbólico da Pátria e divulgou programação da Semana Cívica 2025

Título

Na segunda-feira, 18 de agosto de 2025, Santo Ângelo recebeu a Centelha da 88ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A cerimônia de recepção ocorreu no Colégio Tiradentes, onde a chama permaneceu sob os cuidados da instituição até o dia 1º de setembro, quando foi conduzida à Praça Ricardo Leônidas Ribas para a abertura oficial da Semana da Pátria.

Na ocasião, representaram o Poder Executivo o prefeito Nivio Braz, a secretária municipal de Educação, Eliane Carpes, e o secretário municipal de Cultura e Esporte, Edmilson Pretto.

Semana da Pátria 2025

A programação da Semana da Pátria iniciou no dia 1º de setembro, às 9h, na Praça Ricardo Leônidas Ribas, com o hasteamento dos pavilhões e o acendimento da Pira da Pátria.

O tradicional desfile cívico-militar foi realizado no dia 7 de setembro, a partir das 8h30, na Rua Marechal Floriano, entre as ruas Duque de Caxias e Vinte e Cinco de Julho. O encerramento ocorreu logo após a passagem das entidades inscritas. Em caso de chuva, o desfile foi cancelado.

Os temas definidos para 2025 foram:

Nacional: Dom Pedro II

Estadual: Grêmio Náutico União

Municipal: 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis

Inscrições para o desfile

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informou, à época, que as entidades interessadas deveriam procurar a sede da pasta (R. Antônio Manoel, 1414) para retirar o regulamento, a ficha de inscrição e receber orientações. O prazo encerrou-se no dia 29 de agosto, às 17h, não sendo aceitos novos cadastros após essa data, em razão da organização do cronograma e do croqui do desfile.

Comissão Organizadora

A Semana da Pátria 2025 foi organizada pela Administração Municipal, por meio da Smed e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semmadu), em conjunto com a 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Exército Brasileiro, Brigada Militar, Coordenadoria de Mobilidade Urbana (CMU), Grupos de Escoteiros, Clubes de Desbravadores, Colégio Tiradentes, IFFar e APAE.

 


Mais notícias