.webp)
APAE de Roque Gonzales entrega Carta dos Autistas e convida autoridades para a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Na última quarta-feira, 13 de agosto, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Roque Gonzales realizou visitas institucionais para entregar a Carta dos Autistas ao poder público municipal e convidar autoridades para participar da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorrerá de 21 a 29 de agosto.
A comitiva foi liderada pelo diretor da APAE, Álvaro de Oliveira, e contou com a participação dos autodefensores Kemilly de Souza Gomes, Augusto Renner e Jair Thomas, representando usuários adultos com deficiência, e de Nélida Santiago, representando usuários idosos com deficiência e/ou comorbidades.
O grupo foi recebido pelo prefeito Fernando Mattes Machry, pela secretária de Educação, Marilene Cruz Both, e pela secretária de Trabalho e Assistência Social, Vanessa Wust Berwaldt.
A Carta dos Autistas foi elaborada por pais, pessoas com deficiência, autistas e autodefensores da APAE, e reúne demandas e reivindicações voltadas a áreas como: funcionamento e fortalecimento institucional, direitos e deveres, acessibilidade, políticas públicas, legislação, inclusão e estrutura.
Além da entrega do documento, a visita também teve como objetivo divulgar a programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla:
21/08 (quinta-feira) – Karaokê e mateada
22/08 (sexta-feira) – Sorteio da rifa da APAE
23/08 (sábado) – Jantar bingo da APAE
25 e 26/08 (segunda e terça-feira) – Gravação de depoimentos das famílias com o tema da semana
27/08 (quarta-feira) – Formação TEACOLHE para profissionais da APAE e trabalhadores da área e da rede
28/08 (quinta-feira) – Encerramento com balanço das atividades nas rádios locais
29/08 (sexta-feira) – Informativo da APAE com depoimentos das famílias
Segundo a direção da instituição, o evento busca dar visibilidade à causa, reforçar a importância de políticas públicas voltadas à inclusão e promover a integração da comunidade com as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
“Nosso objetivo é ampliar a conscientização e fortalecer a rede de apoio para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos respeitados e possam viver com dignidade e inclusão”, afirmou o diretor Álvaro de Oliveira.