Povoação do RS depois da Guerra Guaranítica

13 ANOS EM CENÁRIO DE GUERRAS
O Rio Grande do Sul que o invasor encontrou e o mapa de todas as batalhas em 13 anos de ocupação.
Depois da guerra guaranítica, Portugal decidiu dar mais atenção à ocupação de suas fronteiras no extremo Sul.
Em 1760, passou a subcapitania de Rio Grande de São Pedro, que era subordinada ao governador de Santa Catarina, para o controle direto do Rio de Janeiro e nomeou um governador em vez de um comandante militar, como tinha sido até então. Inácio Eloi de Madureira, o primeiro nomeado, administrava, á época da invasão, um território escassamente povoado. Os seis ou sete mil habitantes da capitania estavam espalhados em pequenos povoados, arraiais e núcleos iniciais de família.
Havia a vila de Rio Grande, com aproximadamente 1.500 pessoas, a maioria militares e suas famílias; o arraial do Porto dos Casais, com 500; a Aldeia dos Anjos, embrião da atual Gravataí, com mil guaranis trazidos de Rio Pardo em abril de 1763; a capela de Viamão e o fortim de paliçadas em Santo Amaro. Nas redondezas do forte Jesus –Maria-José , em Rio Pardo, viviam cerca de 200 famílias de índios. Além disso, haviam, por toda a capitania, umas 400 estâncias.
Observação – Existiam dois forte Jesus –Maria-José, um em Rio Pardo e outro em Rio Grande – nesta postagem se refere ao de Rio Parto, que ficou conhecido como Tranqueira Invicta.
Fonte História Ilustrada do Rio Grande do Sul - Série 20 fascículos - Projeto e Execução JÁ’ Editores - 1998 – Ilustrações Gustavo Machado.
Grupo Beira Mar, resgatando a Memória Histórica da cidade – Movimento conservacionista 42 anos.
Associe-se a Biblioteca Rio-Grandense ela precisa da sua ajuda.

Empreendimentos

Clube União da Rondinha

Formado por uma comunidade no interior de Mato Queimado, está sede é o local para todos os tipos de eventos sociais deste forte distrito de Rondinha, que teve seu nome por origem das várias rondas noturnas que os tropeiros faziam para cuidar os rebanhos de gado rumo aos matadores de Santa Rosa e Cerro Largo.  A comunidade se reúne para festas, eventos, casamentos, assembleias em fim para todas as ...