Giruá sedia treinamento técnico de classificação de grãos de canola e carinata

Título

As culturas de canola e carinata destacam-se pelo potencial produtivo e pela agregação de valor, ampliando oportunidades para produtores e empresas do setor. Com esse objetivo, Giruá sediou nesta terça-feira (05/08) a segunda edição do Treinamento Técnico de Classificação de Grãos de Canola e Carinata. O evento ocorreu no Colinas Hotel e reuniu 60 participantes, entre eles, representantes de 15 empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraguai.

A capacitação foi promovida pela Celena Alimentos S/A e Gerência da Classificação e Certificação Emater/RS-Ascar, com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Canola (Abrascanola) e da Nufarm, e foi ministrada por classificadores vegetais da Emater/RS-Ascar.

A abertura contou com a presença do gerente sênior da Celena Alimentos, Vantuir Scarantti. Na sequência, o departamento agronômico apresentou as expectativas para a safra de 2025, com a participação do engenheiro agrônomo e coordenador técnico da empresa, Maicon Mangini.

Os classificadores da Emater/RS-Ascar abordaram temas como padrão de qualidade dos grãos, orientações para secagem e armazenagem e critérios técnicos para a correta classificação das amostras. Pela manhã, os instrutores Volnei Köche e Filipi Fagundes Santos conduziram os conteúdos teóricos. À tarde, o grupo realizou atividades práticas com monitoria do classificador Cristiano Stiebe.

A formação teve como objetivo padronizar critérios técnicos, qualificar profissionais e fortalecer a cadeia produtiva dessas culturas, que seguem em expansão e exigem maior especialização em todas as etapas, da produção ao pós-colheita.

 


Mais notícias