Lenda do Monge e o Cerro Pelado

           

O Monge da história habitou o Cerro Pelado, no atual município de Porto Xavier/RS, no final do século XIX, chegando em 1868. Ele era Capitão de um navio italiano que, ao chegar a Buenos Aires, naufragou no Rio da Prata durante uma grande tempestade. Em meio ao desespero, fez uma promessa: se conseguisse se salvar, procuraria um lugar ermo e solitário onde se dedicaria por trinta anos à oração, à pregação do evangelho e à ajuda aos necessitados.
Após agarrar-se ao mastro do navio e alcançar a terra firme, cumpriu sua promessa. Construiu uma embarcação rudimentar e navegou pelo Rio da Prata até o Paraná, seguindo pelo Uruguai. Ao avistar um morro alto e desprovido de vegetação, que recebeu o nome de Cerro Pelado, decidiu estabelecer-se ali. Com o auxílio de nativos, chegou ao topo, onde admirou a deslumbrante vista e construiu uma choupana e uma capela para suas meditações.
Logo, iniciou sua obra evangelizadora e de cura com ervas locais. Apesar da desconfiança da população, que trazia as marcas da guerra guaranítica e da história dos jesuítas, os moradores começaram a participar dos rituais cristãos, como batismos e casamentos
Com a intenção de construir uma capela no Cerro, buscou apoio do poderoso “Barão do Sobrado”, que habitava o Morro do Inhacurutum, a cerca de 14 km de distância. Contudo, foi mal recebido e atacado por seus comparsas, levando-o a fugir. Ele profetizou que as riquezas trariam disputas, o gado morreria e a localidade não se desenvolveria nos próximos 100 anos. Esse episódio ficou conhecido como a “Maldição do Monge”, que se desfez nos anos 1960, quando a harmonia e o desenvolvimento voltaram à região.
Contrariado, o Monge atravessou o Rio Uruguai e se estabeleceu em um morro próximo, onde, com o apoio da população, ergueu uma nova capela e continuou sua obra. Este local é conhecido como o “Cerro do Monge”, um ponto de peregrinação e visitação nas cercanias de San Javier, Argentina, assim como o lendário Cerro Pelado em Porto Xavier, Brasil.
Autor - Ovidio Kaiser
Fanpage = Mitra Porto Xavier clique aqui

Cerro Pelado

WhatsApp

Informação e localização sobre Igreja Sagrado Coração de Jesus em Porto Xavier Corredor Missioneiro do RS clique aqui.
Informações e localização do Porto Internacional em Porto Xavier Corredor Missioneiro do RS clique aqui.
Informações e Localização da "Gruta de Todos os Santos" no Cerro Pelado. 
Informações sobre a Lenda do Monge e localização do Cerro Pelado, 
Informações sobre o Espelho do Monge e localização do Cerro Pelado.
Informações sobre a Cruz de Pau Ferro e localização do Cerro Pelado. 
Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico  clique aqui.
Ruínas de São Nicolau Sítio Arqueológico 1ª Redução Jesuítas clique aqui.
Ruinas de São Lourenço Sítio Arqueológico clique aqui.
Ruinas São João Batista Sítio Arqueológico - 6ª Redução Jesuítas clique aqui.

A cidade de Porto Xavier é conhecido como o Corredor Missioneiro do RS, conheça nosso povo, costumes e produtos.
O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias para: atendimento@portaldasmissoes.com.br
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Empreendimentos

No Silencio da Lagoa da Mortandade Pajada

    NO SILÊNCIO DA LAGOA       - MARAGATO!       - CHIMANGO! Honório Lemes de um lado... Maragato declarado! E “Chimango” outra alcunha: com o líder Flores da Cunha! O Leão do Caverá buscava acordo de paz. Lenço vermelho ao pescoço, gaúcho guapo e audaz. Para impedir a reunião na capital das Missões; a tropa de Pica-paus vinha com armas, brasões. E FEZ-SE A LUTA DE TAURAS. NÃO SE PELEAVA SOZINHO! ...