Yemanjá, Raínha do Mar

É um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá” “Mãe cujos filhos são peixes” comemorada em 31 de dezembro e 02 de fevereiro.
Iemanjá é a deusa da nação de Egbé, nação esta Iorubá onde existe o rio Yemojá (Yemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares.
Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás por isso a ela também pertence a fecundidade. É protetora dos pescadores e jangadeiros.
Iemanjá é força da natureza que tem papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que rege nossos lares, nossas casas. É ela que dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto.
Ela é a geradora do sentimento de amor ao seu ente querido, que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos tornando-os coesos.
Rege as uniões, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. É o sentido da união por laços consangüíneos ou não.
Apesar dos preceitos tradicionais relacionarem tanto Oxum como Iemanjá à função da maternidade, pode estabelecer-se uma boa distinção entre esse conceitos.
Saudações a "Rainha do Mar"
As duas orixás não rivalizam (Iemanjá praticamente não rivaliza com ninguém, enquanto Oxum é famosa por suas pendências amorosas que a colocaram contra Iansã e Obá). Cada uma domina a maternidade num momento diferente.
A majestade dos mares, senhora dos oceanos, sereia sagrada, Iemanjá é a rainha das águas salgadas, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também de Deusa das Pérolas, é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento de nascimento. Fonte Raizes Espirituais.

Ao lado do Iate Clube de São Borja, Cais do Porto Rio Uruguai.

WhatsApp

No sincretismo religioso, Iemanja é associada a outras Santas, na Igreja Católica é Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria. Em cada região do Brasil, Iemanjá é festejada em diferentes datas no Rio Grande do Sul festejamos no Reveion e em 2 de fevereiro.
São Borja Oratório de Nossa Senhora dos Navegantes 
Porto Xavier Oratório de Nossa Senhora dos Navegantes.
São Borja Yemanjá, Raínha do Mar
Site: Roteiro por São Borja 
Site: Maria do Carmo, Santa Missioneira e Profana, da Terra dos Presidentes 
Vídeo: Maria do Carmo, Santa Missioneira Profana.
Site: Aeroporto João Manoel 
Site: Apparício Silva Rillo 
Site: Cais do Porto Centro Cultural de Recreação 
Site: Capela São Vicente de Paula - Asilo São Vicente de Paula

Empreendimentos

Cruz de São Miguel em Camaquã

Foi um longo e meticuloso trabalho de pesquisa e estudos para comprovarmos este verdadeiro patrimônio de todos os gaúchos. A cruz do campanário da torre da Redução São Miguel Arcanjo Região das Missões, se encontra hoje no Museu em Camaquã Região Costa Doce do Rio Grande do Sul. Hoje se pode concluir com certeza que é a mesma Cruz. Não se trata de uma Cruz Missioneira usada como símbolo na evangel...