Trinta Povos do Caminho das Missões Jesuitico Guarani

O Caminho dos Jesuítas é um destino múltiplo que compartilha uma identidade, única e genuína, ao longo do itinerário que a Companhia de Jesus percorreu por mais de 200 anos para se estabelecer na América do Sul.

O Caminho dos Jesuítas é um modelo integrador, uma maneira de educar pela aprendizagem, uma forma de compreender a religião a partir da espiritualidade… O sonho dos Guarani, a Missão dos Jesuítas; a bondade da soma, a riqueza da diversidade, o fortalecimento do respeito, a quimera do bem comum que se torna realidade.

Valores espirituais que permitiram não só o encontro entre duas culturas, mas a emergência de uma identidade cultural ainda viva e que te convidamos a conhecer este percurso cronológico através dos acontecimentos mais importantes: a fundação da Companhia, a construção de estadias, missões, reduções, encontros, batalhas e muitos outros marcos que marcaram a atual identidade sociocultural da região.

Empreendimentos

Boitatá - Protetora do Pampa Contra Incêndios

Na língua indígena tupi, "mboi" significa cobra e "tata" fogo. Boitatá, no folclore brasileiro, é uma grande cobra de fogo. Este bicho imaginário foi citado pela primeira vez em 1560, com a chegada dos padres jesuítas na América.  Na Região Missioneira com a chegada dos Jesuítas teve a fundição das culturas e evangelização dos indígenas  explicando o surgimento do Boitatá a “cobra de fogo” está re...