Santuário de Nossa Senhora de Altoetting

Muitos estudiosos associam a cor escura destas imagens à noite, uma vez que muitas foram encontradas em catacumbas, sarcófagos, criptas, dentro de lagos ou rios ou grutas. E geralmente afirmam que essas imagens são descobertas de modo milagroso ou sobrenatural, como por exemplo: Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil - encontrada nas águas de um rio, com o corpo separado da cabeça. E a Virgem de Montserrat - encontrada no interior de uma gruta descoberta após a queda de um raio sobre uma pedra que a encobria ("La Cueva Santa").
Não se pode precisar com exatidão a origem do seu culto. 
Denomina-se Virgem Negra, Madona Negra ou Virgem Maria Negra, a uma escultura ou pintura feminina, de cor escura, nas regiões de tradição cristã associadas à personagem de Maria (mãe de Jesus).
Geralmente estão associadas lendas que lhes atribuem origem mais antiga, e tanto representam a Senhora em pé como sentada num trono ou num banco, acompanhada pelo Menino Jesus. A sua popularidade prende-se à reputação de possuírem o poder de realizar milagres, e o seu culto tornou-as, tradicionalmente, em destino de peregrinação.
Embora espalhadas por todo o mundo, a maioria dessas imagens encontram-se na Europa, onde existem cerca de 400 conservadas em igrejas e em museus. Na sua maioria remontam à Idade Média, esculpidas ou pintadas em madeira, e de pequenas dimensões.
Alguns arqueólogos e historiadores defendem que a cor escura se deve ao fumo das velas utilizados no seu culto; outros ainda acreditam que o seu culto esteja ligado à vida e à fertilidade, o que é apoiado por alguns dos nomes porque são conhecidas: Virgem da Esperança, da Vida, da Concepção (Conceição). Nesta última linha de entendimento, encontram-se aqueles que defendem a ligação destas imagens a cultos muito mais antigos, remontando à pré-históricos (associados à Deusa mãe), os cultos dos Celtas, os de Cibele, de Deméter ou de Ísis, mãe de Hórus. Esta última é muitas vezes, representada com um bebê (Hórus) nos braços ou no colo, tendo o seu culto se difundido por todo o Império Romano, associando-se, posteriormente, às imagens marianas do cristianismo. Como exemplo, cita-se a reconsagração de um antigo templo de Ísis à Virgem Maria em Soissons, na atual França, no século V. Em alguns casos o seu culto pode estar ligado ao de Maria Madalena, como por exemplo Santa Sara Kali, cultuada pelos Ciganos.
Na Europa, nos séculos XII e XIII, difunde-se o culto às Virgens Negras, associado a lendas que lhes atribuem grande antiguidade. Entre elas citam-se, na península Ibérica os cultos à Virgem do Pilar, na Catedral de Saragoça, na Espanha, e a Nossa Senhora da Nazaré, em Portugal.
Santuário Nossa Sra Altoetting, a capela encontra-se junto ao Sítio Arqueológico de São João Batista - 6ª Redução Jesuítas
Localidade de São João, O sitio encontra-se a 19 km do centro de Entre-Ijuís.
Pe. Antônio Sepp - Italiano, Missioneiro Jesuíta trazia sempre consigo Nossa Senhora de Altötting, devoto fervoroso.
 – fundador da redução de São João. O padre Sepp era detentor de várias habilidades artísticas que passavam pela música, pintura, arquitetura e escultura. Além disso, o padre Sepp era geólogo e minerador, tendo sido o pioneiro na fundição de ferro na América do Sul. 
Itáliano, Missioneiro Jesuíta trazia sempre consigo Nossa Senhora de Altötting.
Com 19 anos desligou-se da corte para abraçar a vida religiosa, ingressando na Companhia de Jesus. Em 1691 já é registrada sua presença no Paraguai, dedicando-se à catequese dos índios guaranis e fixando-se de início na redução de Yapeyú. No ano de 1697 transferiu-se para a redução de São Miguel, onde recebeu o encargo de organizar a redução de São João Batista, um dos Sete Povos das Missões, fundada por ele neste mesmo ano, sendo o autor do traçado do aldeamento e dos edifícios, incluindo a igreja, decorada com requintes de luxo inspirados em modelos europeus.
Era um intelectual multitalentoso, revelando-se hábil arquiteto, escultor, urbanista e pintor, e conduzindo com maestria a fabricação, pelos indígenas reunidos nas reduções, de inúmeros instrumentos musicais, arte muito apreciada pelos guarani. Sepp também foi um geólogo e minerador, extraindo o primeiro ferro das Missões, fundindo com ele instrumentos variados e até os sinos da igreja do seu Povo. Sua obra-prima foi o relógio instalado no campanário da igreja que, ao dar as horas, fazia desfilar pelo mostrador os 12 Apóstolos.
Deixou um livro de relatos de suas experiências em terras sul-americanas intitulado Viagens às Missões Jesuíticas e Trabalhos Apostólicos, uma fonte preciosa de informações sobre a vida nas reduções.
Nossa Senhora de Altötting.(imagens)

Encontra-se junto ao Sítio Arqueológico de São João Batista - 6ª Redução dos Jesuítas.

WhatsApp

Quem quer conhecer a história missioneira não pode deixar de visitar Redução Jesuítica de São João Batista, o 6º dos Sete Povos das Missões, no município de Entre-Ijuís, as estruturas e a amplidão das ruínas, para ver mais imagensMonumento Pe. Antônio Sepp
Ave Maria do Peão.
#Ao reponte do sol que descamba no dia se aprochega para o arremate pelos campos e nos matos da querência no revoar da bicharada voltando ao ninho é hora de recolhimento. 
#No rancho que há no interior de mim mesmo eu, gaúcho de fé me arrincono e medito.
#Despindo o poncho da vaidade e do orgulho tiro o chapéu, apago o pito e me achego pra uma prosa com o patrão maior.
#Na sua presença meu sangue quente de farrapo se faz manso caudal entrego-lhe minha alma afoita de alcançar lonjuras 
e abrir cancha  em busca do destino renuncio à minha xucra rebeldia me faço doce de volta  e macio de tranco 
para dizer-lhe .
#Gracias patrão por tudo que me deste por esta querência Senhor que meus ancestrais regaram com seu sangue 
e que aprendi a amar desde piá.
#Pelos meus parceiros nessa ronda da vida sempre de prontidão para me amadrinharem na ampereada mais custosa 
ou para matearem comigo na hora do sossego.
#Reparte com eles, patrão esta fé que me deste e este orgulho pela minha querência.
#Ajuda patrão a manter acessa esta chama concede sempre ao gaúcho a força no braço e o tino pra saber o que 
é correto.
#Dá-nos consciência para preservar a nossa cultura livre da invasão dos modismos conserva a essência e a beleza 
da nossa tradição.
#E agora, com licença patrão que vou aproveitar a olada para um dedo de prosa com Nossa Senhora.
#Ave Maria primeira prenda do céu contigo está o Senhor, na estância maior tu és bendita entre todas 
as prendas e bendito é o piá que trouxeste ao mundo, Jesus.
#Maria, mãe de Deus E mãe de todos nós roga pela querência e pelos gaudérios que aqui moram nesta hora e no instante 
da última cavalgada, Amém.

Empreendimentos

Lenda Noiva de Sete de Setembro

Contam os mais antigos, do Distrito Linha do Campo, Sete de Setembro, RS, havia um casal de jovens que mais do que noivos, eram amigos de infância, criados como irmãos numa pequena comunidade do interior, na região missioneira. Faziam tudo juntos, brincavam o dia todo de forma alegre, contagiante, voluntariosa, felizes, em paz, na cumplicidade de quem sonha e trabalha junto.  Entre os maiores dive...