Cuca Gaúcha Receita

O mais perfeito dos doces, todos de uma forma ou de outra tiveram momentos neste pão doce que mistura todas as culturas e guarda em sua simplicidade o maior carinho entre todos os povos.
Ingredientes:
Massa: -1 colher de sopa de fermento para pão - 1 pitada de sal - 3/4 xícara de açúcar - 1 xícara de água morna - 2 ovos - 100g de manteiga - Farinha até dar ponto de sovar (aproximadamente 3 xícaras) 
Para a Cobertura açucarada: -1 colher de manteiga - 1/2 xícara de farinha - 1 colher de fermento em pó para bolos - 1 colher de chá de canela em pó - 1/2 xícara de açúcar.

Modo de Preparo: 
Em uma tigela coloque o fermento, sal, açúcar, água e ovo. Misture com uma colher e deixe parado por 10 minutos.
Coloque manteiga e vá colando a farinha aos poucos até a massa não grudar mais nas mãos. Deixe a massa descansar por 45 minutos ou até dobrar de tamanho.
Abra a massa e coloque o recheio que lhe agradar. Alguns exemplos são: chocolate, goiaba, morango, entre outros. Enrole e acomode em uma forma untada com manteiga. Deixe descansar por mais 1 hora.
Misture todos os ingredientes da farofa e acomode em cima da cuca.
Asse em forno pré aquecido em 200º por 45 minutos.
O recheio pode ser feito de vários sabores diferentes.

Região das Missões.

WhatsApp

Site: Ambrosia;
Site: Cueca Virada;
Site: Bolo de Butiá;
Site: Bolachas de Natal;
Site: Churrasco de Carne de Ovelha;
Site: Roda de Carreta - Massa Frita;
Site: Maça em Calda;

Site: Café de Cambona ou Café de Tropeiro
Site: Carreteiro de Churrasco;
Site: Arroz com Leite;
Site: Arroz de China Pobre;
Site: Carreteiro de Charque;
Site: Bife Acebolado.

O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br

Empreendimentos

Marçal de Souza, Tupã-i. O Deus Pequeno

Marçal de Souza, ou Marçal Tupã-i, ou ainda Tupã-Y. (pequeno Deus) nasceu no Mato Grosso do Sul e em 24 de dezembro de 1920, foi assassinado em 25 de novembro de 1983, foi um líder da etnia guarani.  Desde o início dos anos 70 denuncia a expropriação de terras indígenas, a exploração ilegal de madeira, a escravização de índios e o tráfico de meninas índias. Vítima de perseguições, em 1978 é expuls...