Vale dos Butiazais

Inventário Turístico de Giruá 2015
Propriedade particular, agendar antes de ir. 
O Vale dos Butiazais compreende uma área de 5 hectares com cerca de 150 butiazeiros nativos da espécie Yatay. Localiza-se na propriedade da família Fernandes a 6 km da cidade de Giruá, RS 15 antiga estrada de chão que dava acesso a Santo Ângelo, próximo às margens do rio que deu origem ao primeiro nome de Giruá, Passo da Pedra. O nome do rio vem em virtude de uma grande laje de pedra que dava ''passo'' na antiga estrada de chão que hoje é conhecida como RS 15, a cerca de 500m do Vale dos Butiazais.
Segundo alguns estudiosos algumas das árvores do Vale chegam a ter de 250 a 300 anos, o que demonstra a robustez e resistência dessa espécie, que apesar de estar sobre um ''Neossolo'', resiste facilmente à estiagem, geada, calor e umidade.
Conheça mais imagens do Vale dos Butiazais.

Estrada RS15- Passo das Pedras.

O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Empreendimentos

Monumento Sepé Tiaraju

"Essa terra tem dono". O Capitão Sepé, Alferes-Real e corregedor do povo de São Miguel nasceu em São Luiz Gonzaga, no ano de 1723. Sepé teria perdido os pais quando criança, sendo levado para São Miguel, onde fora criado por um padre, sendo uma liderança incontestável das reduções. Como Alferes Real era comandante das milícias, um tático inato às condições do terreno. Por ser destemido, ousado e a...