Salto do Pirapó - Roque Gonzales

Localiza-se a 5 km da cidade, na Linha Salto Pirapó

Situado na divisa dos municípios de Dezesseis de Novembro e Roque Gonzales, no Rio Ijuí. Cachoeiras de águas bravias, onde se pode ver o salto de peixes de diversas espécies subindo o rio em época de Defeso, um espetáculo que poucas pessoas podem ver, pois desde a construção da Usina Passo São João  o acesso ficou restrito a funcionários e prestadores de serviço.

O som é acolhedor e o cenário espetacular. Se destaca pela transparência das águas, além da beleza e ousadia das garças. São as Cachoeiras do Salto Pirapó, que estão localizadas há menos de cinco quilômetros do município de Roque Gonzales, na região das Missões do RS, considerada a maior queda d’água do rio Ijuí. O lugar é venerado desde o longínquo tempo em que os índios guaranis habitavam o território missioneiro.   Era ponto de referência dos nativos, inclusive local de retiro espiritual do cacique Nheçu.

Pirapó, na linguagem guarani é traduzido ao português como ‘peixe que pula’ ou ‘salto do peixe’, enunciados que se equivalem.

A expressão Salto Pirapó, ‘Mini Foz Iguaçu Regional’ ou Foz do Iguaçu em miniatura’, termos usados há muitos anos, passou a fazer parte do vocabulário dos roquegonzalenses. Tem relevância histórica para a comunidade, pois foi o local em que iniciou a colonização alemã, no ano de 1924.  O acesso é restrito e só é permitido mediante autorização da CPFL Sul Centrais Elétricas Ltda, proprietária do local. E para agendar visitação pode ser por meio do Departamento de Turismo de Roque Gonzales (55 – 3365 3300).

 

Empreendimentos

Inventário do Povo de Santo Ângelo 1778

Apresentação em detalhes do inventário feito pelos espanhóis em 1778 quando da retirada do Povo de Santo Ângelo dos Jesuítas em 1768 mostrando o conteúdo de cada um dos ambientes, o que auxilia ao leitor perceber o nível de vida levada na redução naquele período, muito superior que nas demais cidades da América do Sul, mesmo prejudicado pela intervenção ocupacionista espanhol no interim de 10 anos...