Praça da Lagoa São Borja

Centralizada entre as ruas Coronel Lago, General Serafim Dornelles Vargas, General João Manoel e Travessa General Lima localiza-se a Praça Marcírio Goulart Loureiro. Não há registros da sua data de fundação. 
Procurada como local de lazer, a praça serve de ponto de encontros. Para as crianças há brinquedos públicos como escorregador, balanços e gangorras. Os adultos encontram tranqüilidade no ambiente e uma bela paisagem para mateadas em família e descontração. 
Boa parte da praça é ocupada por dois reservatórios de água ligados, onde vivem cágados, animal da família das tartarugas, e por isso ela é chamada e conhecida como Praça da Lagoa. Mais imagens da Praça da Lagoa.
História
Cenário de invasões argentinas, nascente de água potável e de descanso de tropa, o lugar onde hoje vemos balanços, bancos, árvores, jardins e lagoa artificial, já foi uma das três fontes de água nos tempos em que São Borja não era cidade e sim apenas um povoado.
Tropeiros também costumavam concentrar-se no local para beber água e descansar do trabalho. Por volta de 1817 a praça era palco de uma importante invasão do exercito missioneiro argentino com o comando de um sãoborjense, filho de uma índia com um espanhol e adotado por José Artigas, general argentino. Seu nome era Andrezito Artigas, chefe do exercito missioneiro, que com gana de expandir território resolveu invadir sua terra natal.
Em 1970, a praça passou a ser chamada, Praça Deputado Marcírio Goulart Loureiro, pois ele havia falecido recentemente e tido ocupado cargos públicos como vereador, prefeito de São Borja e logo depois Deputado Estadual.
A praça permanece com esse nome até hoje, mas são poucos os sãoborjenses que a reconhecem assim. A “Praça da Lagoa” hoje é um dos principais dos pontos turísticos de São Borja, e mais do que uma simples praça, é o local onde São Borja nasceu.

Centralizada entre as ruas Coronel Lago, General Serafim Dornelles Vargas, General João Manoel e Travessa General Lima.

O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Empreendimentos

Aeroporto João Manoel

Imagens da cidade de São Borja clique aqui. Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico  clique aqui. Ruínas de São Nicolau Sítio Arqueológico 1ª Redução Jesuítas clique aqui. Ruinas de São Lourenço Sítio Arqueológico clique aqui. Ruinas São João Batista Sítio Arqueológico - 6ª Redução Jesuítas clique aqui. O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, ond...