Pórtico de São Pedro do Butiá

Situada na região das Missões, com uma área de 107,44 km², distante 550 km da capital, atualmente conta com aproximadamente 3.000 habitantes.
Obteve a sua emancipação no dia 20 de março de 1992, desmembrando-se do município de Cerro Largo. É um belíssimo município com mais de 90% de descendentes alemães oriundos da região de Hunsrück - Alemanha, que ainda cultivam as tradições, cultura e língua alemã. Muitas inovações vêm sendo introduzidas em vários setores, para que a vida do povo se torne cada vez melhor.

Localizado no trevo de acesso à São Pedro do Butiá.

São Pedro do Butiá foi fundado em 1907 pelo Sr. Pedro Thomas. Logo vieram mais famílias, todas de descendência alemã, as quais formaram a base da nossa próspera comunidade.
A economia é baseada no setor agropecuário, sendo 80% de retorno em ICMS procedente deste setor. É composto por pequenas propriedades. As principais culturas são soja, milho e trigo. Na área de criações destacamos a Suinocultura, onde temos alojadas mais de 13.723 matrizes. O município é o maior produtor de leitões per capita do Estado do Rio Grande do Sul.
No momento a terminação de suínos também está aumentando. Outro destaque na área de criações se refere à Bovinocultura Leiteira onde possui 3.250 vacas leiteiras, sendo a produção média de 13 litros leite /vaca /dia. O município tem a melhor produtividade por vaca da região.

Empreendimentos

ANDRÉS GUACURARI ARTIGAS: UM SEPÉ REAVIVADO!

    Muitos de nossos pesquisadores idolatram a figura de Sepé Tiaraju, o corregedor missioneiro de São Miguel, um dos líderes da revolta indígena contra o Tratado de Madrid, no qual os índios cristianizados se insurgiram com a entrega dos Sete Povos das Missões para os portugueses. Outros autores, nem tanto, pelo contrário, torcem o nariz, argumentando que Sepé estaria a serviço da coroa espanhola...