Pórtico de Nova Candelária

A história do município começou em 1935, quando os primeiros moradores chegaram da região das Colônias Velhas. Eles construíram suas casas, desbravaram a mata, plantaram para comer e formaram uma comunidade. Primeiro, fizeram uma igreja e depois uma escola para as crianças, que cresceram ajudando os pais na agricultura.

Em 13 de julho de 1962, a Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Candelária foi estabelecida por ordem do Bispo D. João Hoffmann de Frederico Westphalen. O nome "Candelária" veio da capela local, dedicada a Nossa Senhora da Purificação. Outra versão sugere que o nome foi inspirado nas bênçãos de Nossa Senhora da Candelária da Alemanha.

Nova Candelária fica no Vale do Alto Uruguai, na Microrregião da Grande Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul. É conhecida como a capital nacional da suinocultura, e mais de 40% da economia local vem da agropecuária, seguida pela indústria e serviços.

Apesar de ser uma cidade pequena, com pouco mais de 3 mil habitantes, Nova Candelária desponta no turismo regional através de sua arquitetura e organização. A cidade atrai visitantes de todos os lugares interessados em conhecer sua cultura.

Empreendimentos

Centro Cultural de São Borja

Antiga Estação Ferroviária de São Borja. Construída de 1932 a 1937 ligava Jaguary, Santiago e São Borja. Quando o presidente era Getúlio Vargas. Após quatro meses de trabalho, a  Estação Férrea foi reformada e reinaugurada em 2015. A obra foi viabilizada devido a parceria entre Prefeitura e 2°RC Mec, que destinou soldados da corporação para mão de obra. O prédio recebeu pintura internamente e exte...