Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tuparendi

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tuparendi foi criada em 9 de abril de 1963 pelo Bispo Dom Aloísio Lorscheider. Desmembrada das Paróquias de Santa Rosa e Cinqüentenário, foi instalada em 14 de julho de 1963, com o Pe. Júlio Luis Lenfers como seu primeiro pároco. Desde então, a paróquia teve vários párocos, com o Pe. Aldo Lisboa servindo atualmente.

A paróquia é composta por 18 comunidades, incluindo a Matriz, e tem sido assistida pelos Padres e Religiosos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Dehonianos desde sua criação. A paróquia também viu o nascimento de vários padres e religiosos, incluindo Dom Altamiro Rossato e Pe. Olin do Smaniotto. A fé católica nesta paróquia da Diocese de Santo Ângelo foi construída graças ao povo e às lideranças que fizeram parte de sua história.

Av. Uruguai, 2139 - centro

Tuparendi, fundada em 1959, é uma cidade rica em história e cultura. Originalmente povoada por colonizadores alemães e italianos em 1914, a cidade tem uma forte influência dessas culturas. A cidade, com pouco mais de 8 mil habitantes, possui economia baseada na  agricultura familiar, com o setor de serviços desempenhando um papel central. 

Tuparendi, que faz parte da Rota do Rio Uruguai também é muito conhecida por ser o local de nascimento da cantora Luísa Sonza.

Empreendimentos

ANDRÉS GUACURARI ARTIGAS: UM SEPÉ REAVIVADO!

    Muitos de nossos pesquisadores idolatram a figura de Sepé Tiaraju, o corregedor missioneiro de São Miguel, um dos líderes da revolta indígena contra o Tratado de Madrid, no qual os índios cristianizados se insurgiram com a entrega dos Sete Povos das Missões para os portugueses. Outros autores, nem tanto, pelo contrário, torcem o nariz, argumentando que Sepé estaria a serviço da coroa espanhola...