Museu das Missões 80 Anos

    As comemorações dos 80 anos do Museu das Missões são um marco na história dos museus e da museologia brasileira. Suas vivências atestam a trajetória de indivíduos, comunidades, pesquisadores e agentes públicos dedicados a levar adiante memórias e histórias que construíram nosso país. É nesses termos que o presente livro pretende contribuir, reunindo esforços interpretativos contemporâneos sobre a trajetória do Museu e explorando sua importância para o desenvolvimento de políticas museais que assegurem que nosso passado não seja perdido.
      Desde que o povoado de São Miguel Arcanjo foi fundado, em 1687, por algo como 4 mil indígenas, majoritariamente Guarani, e dois padres jesuítas, ali se construiu uma sociedade complexa interessada em encontrar o seu lugar no mundo colonial. Uma utopia indígena, posteriormente destruída pelos exércitos ibéricos, pelo descaso e pelo abandono, até quase deixar em destroços os espaços, os prédios e os objetos, bem como vulnerabilizados seus descendentes.

Empreendimentos

A Chaminé, um símbolo da evolução de Três de Maio

Imponente, a Chaminé com 26 metros de altura chama a atenção de quem chega ao centro da cidade de Três de Maio pela Avenida Senador Alberto Pasqualini. Ela é um marco da evolução do município. A chaminé é a lembrança da fundição de Frederico Willig. A Fundição Willig foi uma das mais destacadas indústrias dos primórdios da cidade. Nascido em 1892 em Biedigheim, Alemanha, Frederico Willig instalou-...