Museu das Missões 80 Anos

    As comemorações dos 80 anos do Museu das Missões são um marco na história dos museus e da museologia brasileira. Suas vivências atestam a trajetória de indivíduos, comunidades, pesquisadores e agentes públicos dedicados a levar adiante memórias e histórias que construíram nosso país. É nesses termos que o presente livro pretende contribuir, reunindo esforços interpretativos contemporâneos sobre a trajetória do Museu e explorando sua importância para o desenvolvimento de políticas museais que assegurem que nosso passado não seja perdido.
      Desde que o povoado de São Miguel Arcanjo foi fundado, em 1687, por algo como 4 mil indígenas, majoritariamente Guarani, e dois padres jesuítas, ali se construiu uma sociedade complexa interessada em encontrar o seu lugar no mundo colonial. Uma utopia indígena, posteriormente destruída pelos exércitos ibéricos, pelo descaso e pelo abandono, até quase deixar em destroços os espaços, os prédios e os objetos, bem como vulnerabilizados seus descendentes.

Empreendimentos

Benzeduras e Rituais nas Missões

Tanto as curandeiras e benzedeiras quanto os benzedores e curandeiros, sendo os homens em menor escala, inclusive as costureiras de machucaduras, muitas destas pessoas mesmo sem saber ler nem escrever, mas dotadas de sabedoria ancestral, onde a prática é baseada no conhecimento tradicional transmitido de geração em geração, atravessaram séculos trazendo consigo um misticismo (crença de que o ser h...